Geral

Com menos de 10% de adesão à vacinação contra dengue, Rio antecipa calendário de imunização para crianças de 11 anos

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

27/02/2024 por Redação

Das 140 mil crianças que já deveriam ter sido vacinadas na capital do estado, apenas 9,8 mil foram imunizadas. Crianças com 11 anos já podem receber a vacina contra a dengue no Rio. Mosquito Aedes aegypti é analisado em Brasília.
Ueslei Marcelino/Reuters
O Rio de Janeiro vem sofrendo com a atual epidemia de dengue em todo o estado. Somente na capital e na Baixada Fluminense, o número de casos é 20 vezes maior do que o esperado para essa época do ano.
Na cidade do Rio, as autoridades de saúde do município estão preocupadas com a baixa adesão à campanha de vacinação contra a dengue. Do total de 140 mil crianças que já poderiam ser vacinadas, apenas 9,8 mil foram imunizadas. O número representa uma adesão inferior a 10%.
Para tentar levar mais pessoas aos postos de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro decidiu antecipar seu calendário de vacinação. A partir desta terça-feira (27), as crianças com 11 anos de idade já podem receber a dose da vacina contra a dengue.
O imunizante já estava disponível, desde a última sexta-feira (23), para o grupo de 10 anos. As demais faixas terão suas datas anunciadas nos próximos dias.
Como saber se você está com dengue e se é grave
A vacina está disponível em todas as 238 unidades de Atenção Primária do município do Rio. Entre as opções de postos de vacinação estão: o Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, na Zona Sul; e o Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, localizado no Park Shopping Campo Grande, na Zona Oeste.
As duas unidades que funcionam todos os dias, em Botafogo, das 8h às 22h, e em Campo Grande, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial.
Maior epidemia da história
O Rio de Janeiro vive a maior epidemia de dengue da história, de acordo com projeções da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ).
O Blog do Edimilson Ávila obteve dados do Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da secretaria, que utiliza a Nowcast, uma ferramenta que estima o número de casos a partir de dados atualizados.
Projeção de casos de dengue no RJ
Reprodução/TV Globo
Pelo Nowcast, na 6ª Semana Epidemiológica, entre 4 e 10 de fevereiro, 25 mil pessoas estariam com dengue no Rio de Janeiro. É a linha cinza no gráfico acima.
Já os registros da Secretaria Estadual de Saúde apontavam para apenas 7 mil casos ativos, menos de 1/3 do projetado. É a linha amarela na tabela. De acordo com esses mesmos números, são 6 mortos e quase 100 mil pacientes desde o início de 2024.
A discrepância (7 mil contra 25 mil) se dá pela subnotificação, quando doentes não procuram atendimento, e pela demora na tabulação de casos confirmados. A própria queda na linha amarela no gráfico é um reflexo disso.
O Nowcast também confirma a tendência de crescimento da epidemia. A SES acredita que a dengue só vai parar de subir no fim de abril, na 17ª semana.
Por tudo isso, o CIS alerta que, pelo comportamento da curva cinza, já é possível dizer que a epidemia de 2024 de dengue é a maior da história do estado.
Basta ver a comparação com 2013, representado pela linha verde. Naquele ano, o auge foi em meados de março, com 18 mil casos, abaixo dos 25 mil estimados pelo Nowcast para o início deste mês.
Dengue: veja o que é a doença e quais são os seus sintomas
Arte g1/Dhara Assis

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu