Geral

Prefeitura de Salvador lança carteira de identificação para pessoas com fibromialgia; veja como emitir

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

27/02/2024 por Redação

Documento tem objetivo de facilitar atendimento preferencial em diversos serviços. Aplicação de aparelho que associa laser e ultrassom nas mãos tem ajudado pacientes com fibromialgia
Fúlvia Gilbertoni/g1
A Prefeitura de Salvador lançou a carteira para pessoas com fibromialgia na segunda-feira (26). O documento tem objetivo de facilitar o atendimento preferencial em diversos serviços.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
Segundo a Associação de Pessoas com Fibromialgia de Salvador (AFIBS), cerca de 3 mil pessoas já foram atendidas com fibromialgia na rede municipal de Salvador.
Fibromialgia e artrite reumatóide: especialista responde perguntas sobre as doenças
Associado ao documento, foi lançado ainda um portal na internet onde as pessoas com fibromialgia poderão dar entrada no pedido do documento e acompanhar sua solicitação. Tanto na forma física como digital, a carteira só será expedida mediante preenchimento de formulário, acompanhado de relatório médico.
👉 Como retirar a carteira
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), houve uma distribuição simbólica/representativa onde somente 10 pessoas receberam a carteira na segunda-feira. Mas, para quem deseja a carteira, incialmente será ofertada nas prefeituras bairro.
Para além da carteira física, a SMS também vai disponibilizar um site para realização de entrada no pedido do documento e acompanhar sua solicitação.
👉 Documentos necessários
Devem ser anexados no mesmo arquivo do comprovante de residência para envio do formulário de solicitação:
Carteira de Identidade - RG
comprovante de residência
laudo médico
foto 3x4
Fibromialgia
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor.
É acompanhada por sintomas típicos, como sono não reparador e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e alterações da concentração e de memória.
👉 Os critérios de diagnóstico da fibromialgia são:
dor por mais de três meses em todo o corpo;
presença de pontos dolorosos na musculatura (11 pontos, de 18 que estão pré-estabelecidos).
muitas vezes, mesmo que os pacientes não apresentem todos os pontos, o diagnóstico da doença é feito e o tratamento iniciado.
Estes critérios são alvo de inúmeras críticas, pois não avaliam sintomas importantes e muito frequentes, como a alteração do sono e fadiga.
Ainda não existem exames laboratoriais complementares que possam orientar o diagnóstico. Quando são feitos, o intuito não é identificar a doença, e sim descartar outras condições que podem provocar sintomas semelhantes.
👉 Tratamento da fibromialgia
O tratamento da enfermidade exige cuidados multidisciplinares. No entanto, têm-se mostrado eficaz para o controle da doença:
uso de analgésicos e antiiflamatórios associados a antidepressivos tricíclicos;
atividade física regular ajuda contra as dores da fibromialgia;
acompanhamento psicológico e emocional;
massagens;
acupuntura.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu