Geral

SENAI Paraíba é objeto de pesquisa sobre oferta de cursos profissionais para detentos em João Pessoa

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

26/02/2024 por Redação

O estudo buscou analisar os impactos dessas capacitações na ressocialização de detentos do sistema penitenciário paraibano Grupo de estudantes de Direito realizou uma pesquisa sobre os cursos oferecidos pelo SENAI para detentos do sistema penitenciário paraibano
Divulgação/Fiepb
O SENAI Paraíba é referência em ações de inovação e tecnologia, que contribuem para a sustentabilidade da indústria e da sociedade, bem como na oferta de diversos cursos profissionalizantes destinados a pessoas que desejam estar alinhadas às demandas da sociedade. Mas, além disso, o SENAI promove a transformação social ao apoiar a autonomia e a capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Foi a partir dessa concepção que um grupo de estudantes de Direito, da UNINASSAU de Campina Grande, realizou uma pesquisa sobre os cursos oferecidos, desde 2019, pelo SENAI, em parceria com a Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, a Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, localizadas em João Pessoa, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e a Associação de Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (AEMP-PB). O objetivo do estudo foi analisar os impactos dessas capacitações na ressocialização de detentos do sistema penitenciário paraibano, a partir da inserção destes no mercado de trabalho.
Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de Panificação e Confeitaria, Costureiro Industrial e Pintor de Obras. Esses cursos são na modalidade de qualificação, com duração aproximada de 40 dias letivos e uma carga horária média de 160 horas.
Para os cursos de Panificação e Confeitaria, o SENAI utiliza o Programa de Ações Móveis, que conta com um veículo adaptado estacionado em frente às penitenciárias. Esse veículo funciona como uma oficina volante de treinamento, equipada com os recursos necessários para o desenvolvimento das atividades de padaria e confeitaria. Isso inclui equipamentos, ferramentas, mobiliário e recursos humanos.
Segundo o trabalho, “as qualificações profissionais realizadas junto aos detentos, têm o propósito de atualizar e qualificar esse público para o exercício diário de suas atividades, com segurança e proatividade, mas, sobretudo, de contribuir junto ao estado, com a remissão da pena dessas pessoas”.
A presidente da Associação de Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba, Solange Franca, elogiou o projeto e ressaltou os resultados positivos que ele tem trazido aos detentos. “É gratificante enxergar nessas pessoas um olhar de esperança e perspectiva de melhorar suas vidas de forma digna e profissional. Estamos, também, investindo com o viés de profissional autônomo”, disse.
A educação prisional, nesse sentido, tem uma grande importância na ressocialização dos detentos, bem como no desenvolvimento de habilidades e direcionamento à empregabilidade. Por isso, o SENAI atua como agente transformador da sociedade, contribuindo com a qualificação profissional de pessoas em vulnerabilidade social.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu