Geral

Você viu? Incêndio em lojas de São Luís, resgate de cobra sucuri em quintal em Barreirinhas e outras notícias da semana no

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

25/02/2024 por Redação

Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 Maranhão na semana de 18 a 24 de fevereiro.
Domingo (18)
O navio mercante Forte de São Felipe, de bandeira brasileira, está encalhado desde a manhã de sábado (17), no canal de propriedade privada que dá acesso ao porto da empresa Alumar, no litoral de São Luís. A informação é da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA).
Navio mercante Forte de São Felipe encalha em canal de propriedade privada em São Luís (MA)
Divulgação/Redes Sociais
A embarcação que conta com 229 metros de comprimento está há mais de 24 horas encalhada na região. O navio havia saído do Porto de Juruti, no Pará e tinha como destino o Porto da empresa Alumar, no litoral da capital maranhense, quando encalhou no canal de propriedade privada.
Uma adolescente identificada como Rubyane Monteiro, de 16 anos, morreu na noite de sábado (17), após ser atingida por uma descarga elétrica dentro de uma igreja evangélica no povoado Cumaru, na zona rural de Senador La Rocque, cidade a 650 km de São Luís.
Adolescente morre após ser atingida por descarga elétrica
Divulgação/Redes Sociais
De acordo com a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), a jovem foi atingida pela descarga elétrica enquanto participava de um culto dentro de igreja evangélica. Segundo testemunhas, Rubyane segurava um microfone ligado à energia quando levou um choque.
Um ônibus do transporte público de São Luís invadiu um estabelecimento comercial na MA-201 (Estrada de Ribamar), no bairro da Forquilha, em São Luís. O acidente aconteceu por volta das 5h de domingo (18).
Ônibus sofre falha mecânica e invade restaurante na MA-201, em São Luís
Reprodução
No estabelecimento funciona um restaurante, uma açaiteria e uma padaria. De acordo com o dono do empreendimento, ele estava assando os pães, quando ouviu o barulho da colisão.
Segunda-feira (19)
As Unidades Básicas de Saúde, Ambulatório de Especialidades Médicas Dr. Paulo Ramos e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) iniciaram na segunda-feira (19), a vacinação contra a dengue, em crianças de 10 e 11 anos, em São Luís.
UBSs e Policlínicas iniciam vacinação contra dengue a partir desta segunda (19) em São Luís
Reprodução/TV Globo
Além destes locais, a população pode contar também com o ponto do São Luís Shopping, situado na capital, que vai ofertar a vacina de terça a sábado, das 10h às 16h.
Um engavetamento entre três veículos de passeio no início da manhã de segunda-feira (19) acabou causando um engarrafamento na Avenida Litorânea, situada na orla marítima de São Luís. Apesar do susto ninguém ficou ferido.
Engavetamento entre 3 veículos causa engarrafamento na Avenida Litorânea em São Luís
Nice Ribeiro/TV Mirante
O trânsito ficou lento já que apenas uma faixa estava livre. Em razão da pista molhada, os motoristas precisaram redobrar a atenção no trânsito na região.
Um homem, de 36 anos, morreu após sofrer um acidente de trânsito na BR-226, no município de Grajaú, na região centro-oeste do Maranhão.
Colisão entre carro de passeio e carreta deixa um morto na BR-226 no MA
Divulgação/PRF
O acidente aconteceu por volta das 8h20 de segunda-feira (19), no km 447 da rodovia federal, quando houve uma colisão frontal entre um carro de passeio e uma carreta.
Terça-feira (20)
A Polícia Civil prendeu, na terça-feira (20), os pais da influenciadora digital Skarlete Mello, e ao menos quatro advogados, por acessarem processos sigilosos que tramitam na Justiça contra a influencer e o marido dela, Erick Costa.
Skarllete Mello é conhecida por divulgar o Fortune Tiger, ou Jogo do Tigre, que é considerado ilegal
Reprodução/Redes sociais
O casal já é investigado por divulgação de jogos de azar, como o Fortune Tiger (ou Jogo do Tigre), além de crimes relacionados, como organização criminosa, venda de armas para facção criminosa, e lavagem de dinheiro. Erick também tem em seu histórico policial registros de crimes como porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, além de um homicídio.
Quatro academias de ginástica de São Luís foram interditadas e estão proibidas de funcionar, após apresentarem irregularidades. A decisão é do juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da capital.
Quatro academias de ginástica são interditadas pela Justiça em São Luís por apresentar irregularidades
Divulgação/TJ-MA
Foram interditadas as academias “Sport Fitness”, “Moto Fitness”, “Zeus” e “Mais Saúde Fit”. Segundo a decisão da Justiça, os estabelecimentos ficam proibidas de funcionar até que seus donos solucionem as irregularidades.
Quarta-feira (21)
Parte de uma estrutura metálica que sustenta a lateral da unidade da rede de supermercados Mateus, localizada no bairro Turu, desabou e atingiu cinco carros na quarta-feira (21), em São Luís.
Estrutura metálica de supermercado cai e atinge cinco carros em São Luís
Um vídeo registrado por populares mostrou como ficou a situação dos veículos após o acidente (Veja o vídeo acima). A situação chamou a atenção de quem passava pelo local.
A forte chuva que atingiu a Grande São Luís desde a noite de terça-feira (20) tem causado graves transtornos para a população. Além dos alagamentos que comprometem o tráfego em ruas e avenidas da Região Metropolitana, já houve registro de desabamento de casas e de muros de condomínio.
No Parque Araçagy II, a estrutura de três casas desabaram no início da tarde desta quarta (21).
Alessandra Rodrigues/Mirante AM
No Parque Araçagy II, em São José de Ribamar, a estrutura de três casas desabaram no início da manhã de quarta (21). Em uma das residências havia uma criança recém-nascida na hora do desabamento. Os vizinhos conseguiram retirar a criança e a mãe do local, antes que a estrutura da casa terminasse de cair.
O empresário Alessandro Martins de Oliveira foi conduzido à delegacia por ter ameaçado policiais durante um mandado de busca e apreensão, na manhã de quarta-feira (21).
Empresário Alessandro Martins
Arquivo pessoal
Policiais civis estiveram em sua residência, no bairro Jardim Renascença, e Alessandro teria ameaçado os agentes, o que fez com que ele tivesse que ser conduzido à delegacia para assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e em seguida ser liberado.
Quinta-feira (22)
Uma cobra sucuri foi resgatada, na manhã de quinta-feira (22), dentro de um quintal no bairro Murici, em Barreirinhas, cidade a 252 km de São Luís. A cobra tinha mais de 1 metro de comprimento.
Sucuri é resgatada após atacar idoso em Barreirinhas (MA)
Reprodução/Redes Sociais
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), antes de ser capturado, a cobra apareceu próximo a um córrego de Barreirinhas e atacado um cachorro.
Um incêndio de grandes proporções atingiu cerca de cinco lojas na Rua Sete de Setembro, no Centro de São Luís, na noite de quinta, e destruiu os estabelecimentos comerciais.
Incêndio atinge lojas no Centro de São Luís, na noite desta quinta (22)
Werton Araújo/TV Mirante
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão foi ao local para controlar as chamas. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve registro de feridos, e ainda não há informações sobre o que teria causado o incêndio.
Um homem foi flagrado, remando em um caiaque, na Avenida dos Africanos, durante o temporal que atingiu a Grande São Luís  na quinta-feira (22) (Veja o vídeo abaixo).
Moradores usam caiaque para atravessar avenida em bairro de São Luís
A cena inusitada chamou a atenção de quem passava pelo local. Dentro do caiaque, o homem foi flagrado fazendo o percurso pela avenida de forma tranquila, em meio ao grande volume de água acumulado na via, que formou um verdadeiro ‘rio’ devido às fortes chuvas que atingem o Maranhão.
Sexta-feira (23)
Um homem, de 31 anos, foi preso na manhã de sexta-feira (23), em Tutóia, suspeito de cometer os crimes de violação de domicílio, perseguição, estupro e tentativa de homicídio.
Por três vezes, o homem invadiu a residência de uma mulher, armado com um revólver
Daniel Ramalho/AFP/Arquivo
Segundo a Polícia Civil do Maranhão, uma das vítimas é uma mulher, que foi estuprada na frente do marido e da filha de 5 anos de idade.
Foi preso, na tarde de sexta-feira (23), Marllysson Jean Lima Martins, de 21 anos, suspeito de ser o autor de um duplo homicídio praticado no dia 4 de fevereiro, durante uma festa no Centro de Caxias, a 360 km de São Luís.
As vítimas identificadas como Rodrigo Gomes da Silva e Erika Fernanda Coutinho Guimarães foram assassinadas durante festa em Caxias, no Maranhão
Reprodução/ Redes Sociais
As vítimas, que segundo a Polícia Civil não se conheciam, foram identificadas como Rodrigo Gomes da Silva, de 31 anos, e Erika Fernanda Coutinho Guimarães, de 20 anos.
Dentro dos últimos três dias, a Justiça do Maranhão ordenou o afastamento de três prefeitos do interior do estado, por suspeita de envolvimento em desvio de dinheiro, fraude licitatória e descumprimento de ação judicial nos municípios de Cândido Mendes, São Luís Gonzaga do Maranhão e Santa Luzia do Tide.
Três prefeitos do interior do Maranhão são afastados dos cargos nos últimos três dias
Divulgação/Ascom TJ-MA
Em Santa Luzia do Tide, a decisão da Justiça teve como base uma ação do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), que pediu o afastamento da prefeita Francilene Paixão de Queiroz, conhecida como França do Macaquinho, nessa quinta-feira (22). Ela perdeu totalmente o mandato e está proibida de concorrer às eleições durante oito anos por decisão da Justiça.
Sábado (24)
Um ônibus interestadual, que saiu da cidade de Pinheiro, situada na Baixada Maranhense, com destino à Goiânia, no estado de Goiás, tombou na MA-006, entre os municípios de Pedro do Rosário e Zé Doca, na noite dessa sexta-feira (23), após o motorista perder o controle da direção do veículo. As imagens do ônibus tombado foram divulgadas nas redes sociais (Veja o vídeo abaixo).
VÍDEO: Motorista de ônibus interestadual perde o controle da direção e veículo tomba na MA
Ainda não há informações sobre o que teria feito o motorista perder o controle da direção e o veículo tombar às margens da MA-006. O ônibus envolvido no acidente pertence a Empresa Guanabara. Apesar da gravidade do acidente, não houve registro de pessoas mortas.
A Justiça do Maranhão determinou, no sábado (24), que o Instagram bloqueie, em até 48 horas, a conta na rede social do empresário Alessandro Martins, preso desde a quarta-feira (21), em São Luís. Ele é acusado de usar o perfil para propagar discursos de ódio e ofender pessoas públicas dentre eles, dois desembargadores maranhenses.
Empresário foi alvo de uma operação da Polícia Civil
Divulgação
A decisão é do juiz Flávio Roberto Ribeiro Soares, titular da 6ª Vara Criminal. O pedido foi feito pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA), levando em consideração que o empresário usa o perfil para propagar discursos de ódio, incentiva a quebra da normalidade e abusa do direito da liberdade de expressão.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu