Geral

Aniversário de Itirapina: Esquadrilha da Fumaça faz espetáculo aéreo no sábado (2)

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

24/02/2024 por Redação

Apresentação ocorre a partir das 15h30, na Praça Jardim Europa. Esquadrilha da Fumaça durante apresentação no Domingo Aéreo em Pirassununga
Fabio Rodrigues/g1
A Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação em Itirapina (SP), no sábado (2), para celebrar os 89 anos da cidade. O espetáculo aéreo está previsto para começar às 15h30 na Praça Jardim Europa.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Os pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) prometem encantar o público com manobras acrobáticas e precisão incomparáveis.
Atualmente, as demonstrações do grupo são compostas por sete aviões A-29 Super Tucano. Em 2017, a EPTV, afiliada da TV Globo, foi a primeira emissora de TV aberta do país a voar nas novas aeronaves (veia o vídeo abaixo).
Esquadrilha da Fumaça completa 65 anos em maio
O time da Esquadrilha é formado por 12 pilotos, que revezam as posições. Dos sete aviões que fazem parte do grupo, dois são pilotados por irmãos.
LEIA TAMBÉM:
SONHO REALIZADO: Conheça a história de dois irmãos que pilotam juntos na Esquadrilha da Fumaça
RECORDE: Esquadrilha da Fumaça recebe certificado por recorde com voo de 12 aeronaves de cabeça para baixo por 30 segundos
SUPER TUCANO A-29: EPTV é a 1ª emissora a voar nos Super Tucanos A-29 da Esquadrilha da Fumaça; veja o vídeo
Acrobacias em grupo
Esquadrilha da Fumaça durante apresentação no Domingo Aéreo em Pirassununga
Fabio Rodrigues/g1
A Esquadrilha da Fumaça teve início ainda em 1952, na Escola de Aeronáutica, localizada no Rio de Janeiro (RJ). Na época, a esquadrilha era composta por apenas quatro aviões do modelo North American T-6 Texan. A primeira apresentação foi no dia 14 de maio.
Nas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, para incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, os motivando para a pilotagem militar.
Esquadrilha da Fumaça durante apresentação no Domingo Aéreo em Pirassununga
Fabio Rodrigues/g1
Após alguns apresentações, os pilotos notaram a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas e, com isso, em 1953, um tanque de óleo exclusivo para produção de fumaça foi acoplado nas aeronaves.
Foi assim que os cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de Esquadrilha da Fumaça, e a primeira escrita da equipe foi a sigla FAB, que significa Força Aérea Brasileira, nos céus da praia da Copacabana.
Capacetes e aeronave da Esquadrilha da Fumaça
Sargento Johnson/FAB
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu