Geral

Unicamp cria método para garantir qualidade na produção doméstica de remédios de maconha

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

24/02/2024 por Redação

Iniciativa detalha composição dos óleos da planta para dar maior segurança a associações e pacientes autorizados ao cultivo e extração medicinal em casa. Projeto da Unicamp cria método para controlar qualidade dos produtos de maconha medicinal
Um projeto desenvolvido pelo laboratório do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Unicamp (CIATox) criou um modelo capaz de controlar a qualidade dos óleos de cannabis produzidos de forma doméstica por famílias ou associações.
O objetivo é dar mais segurança para quem usa produtos medicinais à base de maconha. Nos últimos dois anos, o trabalho analisou cerca de 900 amostras de todo Brasil e agora busca demonstrar um avanço científico sobre o uso da planta em tratamentos de saúde.
(Esta reportagem faz parte de uma série especial do g1 Campinas sobre cannabis medicinal, que explica quais são os caminhos e desafios para ter acesso a esses produtos hoje no Brasil e as iniciativas de pesquisa e individuais realizadas na região).
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
👉 Nessa matéria você vai conferir:
O que é o projeto de controle da qualidade de produtos de cannabis da Unicamp
Por que o trabalho é importante
Como o projeto deve ser ampliado com ajuda do edital
O que é o controle de qualidade feito pela Unicamp
Cientista faz análise de amostra de óleo de cannabis no CIATox
José Luiz da Costa/Arquivo Pessoal
O controle de qualidade realizado na Unicamp é um desdobramento do projeto de doutorado conduzido pela pesquisadora Marilia Santoro Cardoso, que desenvolveu um método capaz de determinar 12 canabinoides – estruturas químicas que definem a composição desses produtos.
Para entender mais sobre composição da cannabis e como o funciona o sistema endocanabinoide, clique aqui.
🔬 Entenda como o projeto funciona passo a passo:
Os pacientes e associações extraem os óleos de cannabis e enviam lotes para o CIATox;
No laboratório, que fica em Campinas (SP), os pesquisadores fazem uma análise de teor;
A avaliação é capaz de determinar quais canabinoides estão presentes e em que quantidade;
Por último, os lotes são devolvidos com detalhes da composição.
Por que o controle de qualidade é importante
Foto de arquivo mostra folhas de maconha
Ismael Soares/SVM
Segundo o pesquisador José Luiz da Costa, que coordena o CIATox, o serviço possibilita que o paciente saiba exatamente o que compõe o óleo extraído de maneira doméstica, já que esse tipo de produção não tem um controle regulamentado e pode apresentar alguns riscos que são atenuados pelo projeto.
“Todo produto medicinal precisa ter um controle de qualidade para você ter um resultado eficaz. Você precisa saber qual a dose correta e se a substância está adequada”.
“Às vezes o paciente precisa tomar um produto com mais canabidiol [CBD] ou com mais tetrahidrocannabidiol [THC]. Ele precisa ter a certeza de que está tomando o remédio certo. Se o tratamento precisa ser constante, é importante padronizar o extrato que conseguiu”, completa o professor.
Isso significa, por exemplo, que:
Se a análise mostrar que a fórmula não é a ideal para aquele caso – por exemplo, se tiver mais THC do que o indicado –, o paciente poderá fazer adaptações;
Já se a fórmula estiver adequada, ele poderá manter aquela receita para os próximos extratos, pois terá mais precisão.
👨‍🔬 Esse cuidado é relevante porque cada pessoa tem um sistema endocanabinoide único, ou seja, tem receptores no próprio corpo que recebem e reagem de maneira individual aos componentes da maconha. Por isso o tratamento deve ser personalizado.
Como ainda há uma variedade limitada de produtos autorizados para a venda, o paciente pode ter dificuldade de encontrar uma fórmula precisa para atender às necessidades dele. Por isso, apesar dos riscos, há quem prefira produzir o próprio óleo para garantir a assertividade para seu caso.
“Muitas associações e muitos pacientes dependem dessa análise da Unicamp. Hoje o trabalho é bem estruturado. A gente está até buscando acreditação junto ao Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia] para esse ensaio, que é uma forma dele ser reconhecido. A gente está buscando fazer essas análises dentro de um sistema de qualidade reconhecido internacionalmente”.
Ampliação do projeto
Costa comenta que o projeto nasceu de forma despretensiosa, mas pela alta demanda foi ampliando significativamente sua atuação. “A gente foi conversando com algumas associações que chegavam e elas pediam para fazer um convênio com a Unicamp”.
“Só que, até então, era um projeto de doutorado. Até que algumas associações falaram: eu te dou os reagentes para fazer a análise, podemos fazer de tal forma. Aí esse negócio foi se desenvolvendo um pouco mais”, completa.
Em dezembro do ano passado, o trabalho desenvolvido pelo CIATox foi contemplado com um edital da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo de São Paulo, da Assembleia Legislativa do estado (Alesp) e receberá uma verba de R$ 180 mil, o que pode contribuir para sua ampliação.
Vista aérea do campus da Unicamp, em Campinas, onde fica o CIAtox
Reprodução/EPTV
Com o investimento, além da análise de teor das amostras, o projeto também vai avaliar a pureza dos óleos, identificando a eventual presença de praguicidas, solventes, entre outros componentes que poderiam comprometer a qualidade.
Um trabalho que pode ampliar a segurança dos pacientes já que a produção caseira está mais exposta a contaminações, como explica a pós-doutora pela Faculdade de Medicina da USP e presidente da Associação Médica Brasileira de Endocanabinologia, Ana Gabriela Hounie.
Em remédios caseiros há risco de contaminação por fungos e pesticida, caso não seja uma produção orgânica feita em estufa, e por metais pesados, caso a terra usada também não seja analisada”,
“A produção pela indústria tem maior chance de ser fiscalizada e analisada para manter padrões de qualidade”, completa.
Entenda o que é maconha medicinal, que será distribuída de graça pelo SUS em São Paulo
Associação beneficiada
A expectativa é continuar contribuindo com iniciativas como a Santa Cannabis, de Santa Catarina, que já recebe esse suporte da Unicamp. Fundada em 2019 para ajudar pessoas que precisam do tratamento, a associação tem hoje respaldo jurídico para cultivar, produzir e oferecer produtos medicinais a preço acessível (. Em quatro anos, cerca de 4,5 mil pacientes foram atendidos.
[O controle de qualidade] dá a segurança para que os médicos possam receitar produtos de associações. Através dessa análise, a gente sabe a quantidade de canabinoides. Graças a esse processo, nossos produtos têm um QR Code que permite a médicos e pacientes consultarem os componentes, afirma Pedro Sabaciauskis, idealizador da Santa Cannabis.
Anos depois de observar os efeitos da maconha medicinal no tratamento de sua avó dona Edna, diagnosticada com Parkinson – e de concluir que mais pessoas deveriam ter acesso a isso –, Pedro acredita e defende o potencial do Brasil, do cultivo ao laboratório, em produzir medicinais canábicos tão eficientes quanto os internacionais.
Isso prova que a gente consegue entregar remédio, de brasileiro para brasileiro, com qualidade até maior do que os importados, que chegam aqui com teste de certificação de dois, três, quatro canabinoides. A Unicamp consegue até mais. Essa segurança, respaldo científico, reflete na aceitabilidade e efetividade, que refletem em qualidade de vida.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu