Geral

Secretaria de Saúde intensifica campanha de combate ao Aedes aegypti em escolas de Óbidos

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

23/02/2024 por Redação

Ações de educação em saúde começaram pela Escola Inglês de Souza da rede municipal de ensino. Ação de prevenção e combate à dengue na escola Inglês de Souza, em Óbidos-PA
Odirley Santos / Ascom PMO
A Secretaria Municipal de Saúde de Óbidos, oeste do Pará, iniciou nessa semana, uma série de ações de educação em saúde para levar informações aos alunos do ensino fundamental acerca da prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como zika, chikungunya e dengue.
A ação visa dar uma resposta ao aumento de focos encontrados no município, no sentido de propagar maior conscientização na população, além de expandir a rede de combate ao mosquito, promovendo a saúde pública.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A Escola Inglês de Souza foi a primeira a receber a palestra teatro intitulada: “Turma da Mônica, combate à Dengue”.
“Nós iniciamos com as turmas de 4º e 5º anos, as ações educativas de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As arboviroses são doenças transmitidas pelo mosquito, então, a atual situação que a gente está vivendo de casos de dengue no Brasil, acende um alerta para todos nós. Aqui no município, apesar da situação ser mais tranquila, nós precisamos da colaboração de toda a sociedade para enfrentar esse mal. E a escola é muito importante nessa luta, onde as crianças recebem a informação e levam para casa o sentido maior de manter o ambiente limpo”, ressaltou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, enfermeira Isabela Taketomi.
Palestra teatro com personagens da Turma da Mônica é estratégia na ação de educação em saúde
Odirley Santos / Ascom PMO
A campanha municipal de combate ao Aedes aegypti vai integrar todas as secretarias. A palestra teatro que utiliza elementos lúdicos, será levada a todas escolas da zona urbana, e por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), também chegará à zona rural. A iniciativa chama atenção das crianças para uma mudança de atitude, estimulando cada um a fazer sua parte nesse combate ao mosquito.
Na quarta-feira (21) a ação de educação em saúde foi realizada na Escola Raimunda Cardoso, e na quinta (22) chegou à Escola José Tostes. As palestras são realizadas pela manhã e à tarde para que as informações de prevenção e combate ao Aedes aegypti cheguem a todos aos alunos.
“Nosso objetivo com as crianças é poder levar pra elas a importância que tem delas cuidarem dos brinquedos, orientar os pais para que não deixem nada acumulado nos quintais como garrafas pet, brinquedos, tampinhas, lavar bem as caixas d’água. Trazer a importância da prevenção porque a gente sabe que esse é um momento bem crítico onde a dengue está se espalhando em todo o Brasil, então a gente quer reforçar o cuidado para que em nossa cidade não sejam encontrados muitos focos, e a ajuda das crianças é fundamental para que consigamos chegar aos pais com essa mensagem”, reforçou a coordenadora do Setor de Endemias, Larissa Paiva.
Alunos do ensino fundamental atentos às explicação sobre prevenção à dengue
Odirley Santos / Ascom PMO
Agenda
A palestra teatro será levada também a outras escolas nos próximos dias, confira o cronograma abaixo:
26/02 - Escola Guilherme Lopes de Barros
27/02 - Escola Irmã Firmina
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu