Geral

Projeto Maniva Tapajós da Ufopa beneficia agricultores familiares de Mojuí dos Campos

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

23/02/2024 por Redação

Equipe do projeto esteve na comunidade São Raimundo do Moju, avaliando a produtividade. A atividade visa fortalecer a cadeia produtiva da mandioca. Manivas com resistência a pragas são doadas aos agriculturas atendidos pelo Maniva Tapajós em Mojuí dos Campos
Silvágner Grigório / Ascom PMMC
Os primeiros resultados do Projeto Maniva Tapajós em Mojuí dos Campos, oeste do Pará, começam a beneficiar os produtores que trabalham com essa cultura no município. O projeto da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) é realizado em Mojuí por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), pra fornecimento de mudas de manivas sementes de mandioca e macaxeira e assistência técnica aos produtores.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A Unidade Demonstrativa XI do Projeto Maniva Tapajós está situada na comunidade São Raimundo do Moju. Na propriedade, há um ano, foi realizado o manejo das manivas de quatro variedades diferentes - BRS Mari, BRS Poti, BRS Kiriris e Jurará. E no último dia 21, a equipe do projeto esteve no local fazendo a colheita e avaliando a produtividade, juntamente com a Semagri e os agricultores beneficiados.
Estamos avaliando a produção para mostrar aos comunitários o potencial produtivo de cada uma. Vamos identificar, por exemplo, quais são as melhores cultivadas aqui para que eles possam reproduzir nas áreas que a prefeitura preparou, que foi um hectare para cada agricultor. E esse material vai servir para a prefeitura multiplicar a produção, explicou o agrônomo Rogério Rangel, professor do IFPA/Santarém.
Manivas passam por avaliação antes de serem destinadas à distribuição
Silvágner Grigório / Ascom PMMC
Além da atividade de colheita e avaliação das quatro variedades de maniva, um dos objetivos foi avaliar a resistência das plantas e das raízes. Uma das demandas aqui na comunidade, por exemplo, é analisar as raízes das plantas, que são atacadas por fungos e bactérias. Então, o objetivo também é avaliar a resistência das plantas à podridão da raiz, e mostrar aos agricultores, completou Rangel.
As atividades realizadas em Mojuí dos Campos integram um ciclo de ações para o fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca no oeste do Pará por meio de parceria entre a Ufopa, o IFPA/Santarém e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). A iniciativa também conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e outros segmentos.
Mandioca e macaxeira produzidas no primeiro ano do projeto em Mojuí dos Campos têm se mostrado de boa qualidade
Silvágner Grigório / Ascom PMMC
Essa parceria com o projeto é muito importante pois irá potencializar a cadeia produtiva da mandioca no nosso município e gerar ainda mais desenvolvimento econômico e social. Nós estamos dando todo o apoio, com o preparo das áreas, incentivando também a participação do agricultor no projeto, disse o secretário municipal de Agricultura de Mojuí, Jailson Mesquita.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu