Geral

Caso Daniel Alves: entenda como foi o julgamento do ex-atleta acusado de abusar sexualmente de uma mulher em Barcelona

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

22/02/2024 por Redação

De acordo com o jornal catalão “La Vanguardia”, o atleta foi sentenciado a 4 anos e 6 meses de prisão. Em depoimento, Daniel Alves chorou e disse que não é violento e conta que estava embriagado
Jornal Nacional/ Reprodução
Daniel Alves foi condenado nesta quinta-feira (22) a 4 anos e 6 meses de prisão pelo estupro de uma jovem na boate Sutton, em Barcelona, no final de 2022. Leia mais detalhes aqui.
O julgamento do ex-jogador durou três dias e terminou nesta quarta-feira (7), quando o jogador prestou depoimento. Na sessão, ele chorou e negou a agressão sexual. Disse ainda que a relação com a denunciante foi consensual. (Leia detalhes mais abaixo)
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Durante o julgamento, vinte e oito testemunhas, indicadas pela defesa e pela acusação, foram convocadas pela Justiça espanhola para os depoimentos.
LEIA TAMBÉM:
Daniel Alves é condenado a 4 anos e 6 meses de prisão
Caso Daniel Alves: relembre jogadores condenados ou acusados de assédio sexual
Veja abaixo o que aconteceu em cada um dos três dias de processo:
Dia 1 - Segunda-feira, 5 de fevereiro
Daniel Alves senta no banco dos réus em primeiro dia de julgamento em Barcelona
▶️ No primeiro dia de julgamento, a defesa de Daniel Alves pediu (e conseguiu) que o jogador fosse o último a depor. O jogador, que está em prisão preventiva há mais de um ano, acompanhou a audiência no Tribunal de Barcelona. Ele não estava algemado. Esta foi a primeira vez que ele apareceu publicamente desde que foi preso, em 20 de janeiro de 2023.
▶️A mulher que acusa Daniel Alves prestou depoimento por cerca de uma hora. Ela estava acompanhada de psicólogos e falou aos juízes na mesma sala em que o jogador estava, mas os dois não tiveram contato visual. A imprensa foi proibida de acompanhar o depoimento.
▶️A imprensa espanhola, com base em fontes judiciais, informou que a denunciante manteve sua versão original, a de que foi estuprada pelo ex-jogador. Uma amiga dela também foi ouvida na segunda-feira. Ela disse que Daniel Alves teve um comportamento agressivo e ejaculou dentro da denunciante.
▶️Também no primeiro dia, a advogada de Daniel Alves, Inés Guardiola, afirmou que o jogador se diz vítima de um tribunal paralelo, criado , segundo ele, pela opinião pública. A defesa pediu a anulação do julgamento, alegando que a juíza responsável pelo caso não aceitou que um segundo perito examinasse a vítima.
▶️A advogada solicitou também que novos testes fossem realizados e, só depois disso, que o julgamento fosse retomado. A juíza não acatou o pedido, e a Promotoria contestou na sessão que todos os direitos do acusado foram preservados.
▶️ Também prestaram depoimento no primeiro dia uma amiga e uma prima da denunciante. Elas falaram na condição de testemunhas. As duas mulheres acusaram Daniel Alves de as apalpar na mesma noite em que a amiga delas denunciou o estupro.
Dia 2 - Terça-feira, 6 de fevereiro
Joana Sanz, esposa de Daniel Alves, saindo de tribunal
LLUIS GENE / AFP
▶️ A modelo espanhola Joana Sanz, esposa de Daniel Alves, prestou depoimento no segundo dia. A imprensa local, que acompanha os depoimentos, informou que a mulher do atleta disse aos juízes que, na madrugada de 31 de dezembro de 2022 (pelo horário local), o marido saiu para jantar com amigos.
▶️ Segundo Joana, Daniel Alves voltou para casa por volta das 4h e muito embriagado. Ela disse ainda que ele bateu no armário e caiu na cama.
▶️ O depoimento de Joana foi um pedido da defesa do jogador. A expectativa, portanto, era que ela falasse a favor do marido. De acordo com a imprensa espanhola, a modelo pediu divórcio de Daniel Alves ainda no ano passado, após a prisão preventiva dele. A advogada do jogador negou a informação.
▶️ Bruno Brasil, o amigo que estava com Daniel Alves no momento em que ele abordou a jovem espanhola na boate, também prestou depoimento na terça. Disse que não viu a vítima chorar nem manifestar desconforto após sair do banheiro onde, segundo ela, ocorreu o estupro.
▶️ No depoimento, Bruno afirmou que Daniel Alves e a denunciante dançaram com respeito e que houve uma química respeitosa entre os dois.
Dia 3 - Quarta-feira, 7 de fevereiro
Julgamento por estupro do ex-jogador de futebol Daniel Alves começa na Espanha
Jornal Nacional/ Reprodução
▶️ Dia do depoimento de Daniel Alves à Justiça. Ao responder a perguntas de sua advogada, o jogador chorou e afirmou que bebeu excessivamente na madrugada de 31 de dezembro de 2022. De acordo com o relato do jornal Marca, o brasileiro chorou bastante, a ponto de ter dificuldade para completar as frases.
▶️ Daniel Alves afirmou ainda que não é um homem violento e que não forçou a denunciante a acompanhá-lo ao banheiro. Disse que mentiu na primeira versão, quando afirmou que não teve contato nenhum com a espanhola. A decisão seria para evitar que sua esposa soubesse.
▶️ No depoimento, Daniel Alves afirmou que chegou às 2h30 da madrugada na boate e que haviam mudado o camarote que ele deveria ocupar.
▶️ O jogador declarou que dançou por um tempo com duas mulheres e que depois convidou outras três -- entre elas, a denunciante.
▶️ Daniel Alves disse que só soube pela imprensa que era acusado de estupro e que está praticamente arruinado, porque suas contas bancárias foram bloqueadas e ele perdeu contratos no Brasil.
▶️ Após a fala de Daniel Alves, representantes do Ministério Público e a advogada de defesa expuseram seus argumentos pela última vez.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu