Esporte

Gabigol no Flamengo: gols, história e títulos

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

22/02/2024 por Redação

Ídolo rubro-negro chegou ao clube em 2019 e, desde então, soma títulos e gols decisivos Gabigol se consolidou como um dos maiores ídolos da história do Flamengo. Ao todo, o artilheiro conquistou 11 títulos com a camisa rubro-negra desde a sua chegada em 2019, tendo papel fundamental em, praticamente, todos eles; confira gols, títulos e a história de Gabriel Barbosa no Mais Querido.
Gabigol completa cinco anos no Flamengo
+ Leia mais notícias do Flamengo
A chegada
Gabigol foi contratado pelo Flamengo no início de 2019 por empréstimo junto à Inter de Milão. O atacante vinha de uma temporada espetacular pelo Santos, onde foi artilheiro do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil no ano anterior, algo inédito. Contudo, Gabriel não era a primeira opção do Rubro-Negro: o jogador surgiu como uma espécie de plano B, visto que o clube almejava a contratação do atacante Pablo, mas não conseguiu chegar a um acordo com o Athletico-PR.
Gabigol assina contrato com o Flamengo em 2019
Divulgação/Flamengo
No fim das contas, tudo deu certo. Gabigol chegou com tudo ao Flamengo e se adaptou rapidamente. O então camisa nove fez sua estreia no dia 23 de janeiro de 2019, na vitória por 2 a 1 sobre o Resende pelo Campeonato Carioca e marcou seu primeiro gol em 24 de fevereiro, na goleada por 4 a 1 diante do Americano, também pelo Estadual.
2019: o ano mágico
59 jogos
43 gols
11 assistências
Títulos: Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores
Predestinado! Relembre gols de Gabigol na Libertadores 2019
O ano de 2019 é inesquecível para a torcida do Flamengo. Após a chegada de Jorge Jesus, o Rubro-Negro se tornou um time quase imbatível e conquistou a Copa Libertadores da América, em uma final marcante contra o River Plate. O clube carioca perdia por 1 a 0 até os 44 minutos do segundo tempo, quando Gabigol empatou e, aos 50, o mesmo virou o jogo e trouxe a taça mais cobiçada da América do Sul para a Gávea.
+ Contratações do Flamengo para 2024: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
Gabigol foi um dos símbolos do mágico 2019 do Flamengo
Alexandre Vidal / Flamengo
Rapidamente, Gabigol entrou para o seleto panteão de ídolos da história do Flamengo, sendo protagonista de um título que não vinha há 38 anos. No mesmo fim de semana, com a derrota do Palmeiras diante do Grêmio, o Rubro-Negro também se sagrou campeão brasileiro daquele ano, com direito a pontuação recorde na história dos pontos corridos com 20 clubes.
2020: mais títulos e temporada de garçom
43 jogos
27 gols
12 assistências
Títulos: Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana
Gabigol exalta o bicampeonato brasileiro do Flamengo: O Brasil é vermelho e preto mais uma vez
Após o inesquecível ano de 2019, 2020 começou recheado de expectativas para o Flamengo, que acertou a contratação de Gabigol em definitivo junto a Inter de Milão. Contudo, a pandemia alterou drasticamente os rumos da temporada do clube, assim como a saída de Jorge Jesus em junho, após a conquista do Campeonato Carioca diante do Fluminense.
+
Gabigol manteve a boa forma em 2020
ALEXANDRE NETO - Agencia Estado
Com a temporada estendida até o início de 2021, Gabigol manteve o bom desempenho e contribuiu para a conquista de mais um título brasileiro, que foi celebrado na última rodada com apenas um ponto de diferença para o vice-campeão Internacional. O artilheiro também teve um papel fundamental nas assistências, totalizando 39 participações em gols.
2021: mais um ano na artilharia
45 jogos
34 gols
11 assistências
Títulos: Campeonato Carioca e Supercopa do Brasil
Gabigol foi o artilheiro do Flamengo em 2021
André Durão
A temporada 2021 começou com a conquista de mais um tricampeonato carioca, novamente sobre o rival Fluminense. Gabigol manteve a tradição e marcou três vezes nos dois jogos da decisão. Contudo, a sequência daquele ano foi conturbada para o Flamengo, que demitiu Rogério Ceni no meio do ano e trouxe Renato Gaúcho para o cargo.
+ Torcedor vai do Sertão ao Litoral da Paraíba para acompanhar a volta do Flamengo ao estado
O Flamengo chegou à decisão da Copa Libertadores da América em Montevidéu, contra o Palmeiras. Gabigol marcou na final, mas o Rubro-Negro acabou derrotado por 2 a 1 na prorrogação. Apesar do vice-campeonato, o camisa nove foi o artilheiro da competição sul-americana com 11 gols e marcou em mais uma decisão.
2022: decisivo para conquistar o bi da Libertadores
34 jogos
18 gols
2 assistências
Títulos: Copa do Brasil e Copa Libertadores da América
Gabigol decide, e Flamengo é tricampeão da Libertadores
O início de 2022 do Flamengo tinha a sombra do vice na Libertadores do ano anterior. Sob o comando de Paulo Sousa, a equipe chegou à final do Campeonato Carioca pelo quarto ano seguido, mas desta vez amargou mais uma medalha de prata na decisão contra o Fluminense. No segundo jogo da final, Gabigol balançou as redes.
A sequência da temporada não foi das melhores para Gabigol. O atacante se viu disputando espaço com Pedro, que viria a se tornar o artilheiro do Flamengo no ano e iria ser convocado por Tite para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Qatar. Gabigol chegou a ficar um mês sem marcar.
Gabigol brilhou em mais uma final de Libertadores em 2022
AFP
Após a chegada de Dorival Júnior ao comando técnico do Flamengo, Gabigol voltou ao time titular e ao lado de Pedro no ataque. Em outubro, o Rubro-Negro conquistou a Copa do Brasil no Maracanã diante do Corinthians, o único título nacional que faltava. Gabigol foi decisivo mais uma vez na Libertadores, ao anotar o gol do terceiro título da história do clube na final em Guayaquil contra o Athletico-PR.
2023: oscilação e banco de reservas
58 jogos
20 gols
4 assistências
Títulos: nenhum
Os gols de Gabigol no Brasileirão 2023
Após um ano marcado por duas conquistas expressivas, 2023 foi um ano para a torcida do Flamengo esquecer. Tudo começou com a eliminação precoce no Mundial de Clubes da Fifa, na derrota para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, e com vices na Supercopa do Brasil, na Recopa Sul-Americana e no Campeonato Carioca. Na Libertadores, queda precoce nas oitavas de final contra o Olimpia e mais um vice-campeonato na Copa do Brasil.
Gabigol amargou reserva em 2023 após chegada de Tite ao Flamengo
André Durão / ge
O desempenho de Gabigol acompanhou a fase ruim do Flamengo. O artilheiro recebeu de Diego Ribas, aposentado em 2022, a icônica camisa 10. Contudo, o atacante mostrou uma forma física ruim, principalmente se comparada aos anos anteriores. Apesar dos 20 gols marcados em 2023, oito foram de pênalti. Um dos pontos altos da temporada de Gabigol foi na Copa do Brasil; nas oitavas de final, o artilheiro anotou o gol que decretou a vitória do Flamengo sobre o rival Fluminense, no jogo de volta.
Após a demissão de Jorge Sampaoli, depois do vice na Copa do Brasil diante do São Paulo, o Flamengo acertou a chegada do técnico Tite e Gabigol perdeu ainda mais espaço. O treinador optou pela utilização de Pedro na reta final da temporada e o camisa 10 terá de brigar por espaço em 2024 e chega no último ano de seu contrato com o Flamengo, sem futuro definido até o momento.
Títulos de Gabigol pelo Flamengo
Copa Libertadores da América: 2019 e 2022
Recopa Sul-Americana: 2020
Campeonato Brasileiro: 2019 e 2020
Copa do Brasil: 2022
Supercopa do Brasil: 2020 e 2021
Campeonato Carioca: 2019, 2020 e 2021
Maiores vítimas de Gabigol
Desde sua chegada ao Flamengo em 2019, Gabigol se notabilizou pelo faro de artilheiro e grande capacidade de marcar em jogos decisivos. O atacante tem como vítimas preferidas o Fluminense e o Athletico-PR; ambos já sofreram 11 gols do jogador do Flamengo.
Fluminense - 11 gols
Athletico-PR - 11 gols
Santos - 8 gols
Palmeiras - 8 gols
São Paulo - 7 gols
Recordes e conquistas individuais de Gabigol no Flamengo
Maior artilheiro de uma edição do Brasileirão de pontos corridos: 25 gols
Maior artilheiro do Flamengo em uma edição de Brasileirão: 25 gols
Maior artilheiro do Flamengo no século 21: 155 gols
6º maior artilheiro da história do Flamengo
Brasileiro com mais gols na história da Libertadores: 31
Artilheiro da CONMEBOL Libertadores 2019: 9 gols
Artilheiro do Campeonato Carioca 2020: 8 gols
Artilheiro da CONMEBOL Libertadores 2021: 9 gols
Artilheiro do Campeonato Carioca 2022: 9 gols
Artilheiro da Supercopa do Brasil 2023: 2 gols
Rei da América 2019
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo 🎧
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu