Esporte

Surpresa do Paulistão, campeão nacional e "time da fábrica": veja estreantes na Copa do Brasil

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

20/02/2024 por Redação

Nove clubes vão jogar a competição nacional pela primeira vez e fazem história no futebol estadual A partir desta terça-feira, 80 clubes iniciam a briga pelo título da Copa do Brasil direto da primeira fase. Mais 12 equipes entram na disputa somente na terceira fase. Entre times de tradição e supercampeões, alguns clubes vão jogar a competição pela primeira vez.
+ Confira a tabela da Copa do Brasil
Estreantes na Copa do Brasil
ge
O ge preparou o guia dos estreantes da Copa do Brasil 2024 com: Água Santa-SP, Amazonas-AM, Audax-RJ, Capital-TO, GAS-RR, Itabuna-BA, Manauara-AM, Olaria-RJ e Petrolina-PE.
Parte das equipes já havia disputado alguma divisão do Campeonato Brasileiro e até mesmo conquistou títulos nacionais.
Água Santa
Água Santa comemora o vice-campeonato Paulista
Marcos Ribolli
Uma das sensações do futebol brasileiro da última temporada, o Netuno vai estrear em uma competição nacional. Fundado há 42 anos, o Água Santa tem participações apenas em divisões estaduais, onde foi vice-campeão três vezes, sem nunca ter chegado ao título.
Criado por migrantes nas ladeiras da Estrada da Água Santa em Diadema, o clube fez uma campanha histórica no Paulista 2023 sob o comando de Thiago Carpini. Após eliminar São Paulo e Bragantino no mata-mata, a equipe foi superada na final pelo Palmeiras. Além da Copa do Brasil, o time também vai jogar a Série D.
Nome: Esporte Clube Água Santa
Fundação: 27 de outubro de 1981
Cidade: Diadema-SP
Estádio na Copa do Brasil: Distrital do Inamar
Como chegou: vice-campeão Paulista 2023
Estreia: Água Santa x Jacuipense - 28/02 - Distrital do Inamar
Amazonas
Amazonas vence o Brusque e conquista o título Brasileiro da Série C
Atual campeão da Série C, o Amazonas conseguiu uma ascensão impressionante em apenas quatro anos de história. O primeiro título foi o da segunda divisão Amazonense, justamente na temporada de fundação, em 2019. Três anos depois, a equipe já estava na quarta divisão nacional conquistando o acesso à Série C.
Na terceira divisão, o Amazonas alcançou outro acesso imediato. O ano de 2024 ficará marcado pelas estreias na Série B e na Copa do Brasil.
Nome: Amazonas Futebol Clube
Fundação: 23 de maio de 2019
Cidade: Manaus-AM
Como chegou: campeão Amazonense 2023
Estreia: Independente-AP x Amazonas - 21/02 - Zerão
Audax Rio
Audax Rio
Bruno Maia / Audax Rio
A equipe de Saquarema terminou o Carioca do ano passado na sexta posição e mesmo assim conquistou classificação para a Copa do Brasil, herdando a vaga do Fluminense, que entra apenas na terceira fase por ser o atual campeão da Libertadores.
Fundado em 2005, o clube empresa já teve diversos nomes, passou por cidades como São João de Meriti, Miguel Pereira e Angra dos Reis, e agora foi batizado como Audax Rio.
Nome: Audax Rio de Janeiro Esporte Clube
Fundação: 8 de maio de 2005
Cidade: Saquarema-RJ
Como chegou: sexto colocado no Carioca 2023
Estreia: Audax Rio x Portuguesa-RJ - 21/02 - Bacaxá
Capital
Capital-TO
Garcia Foto
Fundado em 2012 como Ricanato Futebol Clube, a profissionalização veio apenas em 2014, ganhando o nome dois anos após de Capital Futebol Clube.
O primeiro título veio em 2019, quando o Reizinho conquistou a segunda divisão Tocantinense. Na temporada passada, a equipe teve o melhor desempenho em um Estadual, sendo vice-campeão e garantindo vaga na Copa do Brasil.
Nome: Capital Futebol Clube
Fundação: 21 de maio de 2012
Cidade: Palmas-TO
Como chegou: vice-campeão Tocantinense 2023
Estreia: Capital x Tocantinópolis - 21/02 - Nilton Santos-TO
GAS
Grêmio Atlético Sampaio começa treinamentos com foco em estreia na Copa do Brasil
O Grêmio Atlético Sampaio tem 58 anos de história. O clube nasceu em um quartel da cidade de Boa Vista, ganhando o nome em homenagem ao general cearense Antônio de Sampaio.
O GAS é muito tradicional no futebol de Roraima, sendo vice-campeão Estadual em cinco oportunidades, inclusive em 2023.
Nome: Grêmio Atlético Sampaio
Fundação: 11 de junho de 1965
Cidade: Boa Vista-RR
Como chegou: vice-campeão Roraimense 2023
Estreia: GAS x Brusque - 28/02
Itabuna
Time do Itabuna durante treino
Divulgação/Redes Sociais
Após 37 participações no Campeonato Baiano e três na Série B do Brasileiro, o Azulão vai estrear na Copa do Brasil. Em 2022, o time conquistou a segunda divisão Estadual e, no ano seguinte, foi o terceiro colocado na elite, perdendo a semifinal para o Bahia. Leva o nome do município de Itabuna, a cerca de 430 km de Salvador.
Nome: Itabuna Esporte Clube
Fundação: 23 de maio de 1967
Cidade: Itabuna-BA
Como chegou: terceiro colocado no Baiano 2023
Estreia: Itabuna x Nova Iguaçu - 28/02 - Mário Pessoa
Manauara
Manauara irá enfrentar o Retrô na Copa do Brasil 2024
Rudson Renan/Manauara EC
O Manauara é mais um exemplo de sucesso esportivo em pouco tempo. Com apenas três anos de fundação, o time de Manaus levantou a taça da segundona Amazonense e foi vice da primeira divisão em 2023. Além da Copa do Brasil, a equipe vai estrear na Série D.
O time ganhou o Robô como mascote e tem um escudo em formato de engrenagens. Tudo faz sentido pela origem do Manauara, fundado por Marcus Souza, dono de uma fábrica de produtos de limpeza e presidente do clube.
Nome: Manauara Esporte Clube
Fundação: 30 de novembro de 2020
Cidade: Manaus-AM
Como chegou: vice-campeão Amazonense 2023
Estreia: Manauara x Retrô - 21/02 - Carlos Zamith
Olaria
Time do Olaria
Vinicius Gentil / OAC
O Azulão da Bariri é o único dos estreantes que não está na primeira divisão Estadual. A equipe vai disputar a Série B do Carioca e conquistou a vaga na Copa do Brasil por ser o vice da Copa Rio. A Portuguesa-RJ, que ficou com o título, escolheu jogar a Série D.
Fundado há 108 anos, é um dos clubes mais tradicionais do Rio de Janeiro. Em 1981, o Olaria escreveu uma das páginas mais importantes, sendo campeão da Série C do Brasileiro. Foi o primeiro clube da carreira de Romário, ainda na categoria infantil, e o último onde Garrincha atuou.
Nome: Olaria Atlético Clube
Fundação: 1º de julho de 1915
Cidade: Rio de Janeiro
Como chegou: vice-campeão da Copa Rio 2023
Estreia: Olaria x São Bernardo-SP - 28/02 - Mourão Filho
Petrolina
Petrolina elimina Santa Cruz e conquista vaga na Copa do Brasil
A Fera Sertaneja ganhou a oportunidade de disputar a Copa do Brasil após uma temporada histórica em 2023, quando conseguiu acesso para a primeira divisão Estadual por decisão do TJD. Mesmo montando um time às pressas, o Petrolina foi o terceiro colocado, terminando à frente de Santa Cruz e Náutico.
O clube de 25 anos leva o nome da maior cidade do interior de Pernambuco, com 386.786 habitantes, e repete a base do elenco da última temporada.
Nome: Petrolina Social Futebol Clube
Fundação: 11 de novembro de 1998
Cidade: Petrolina
Como chegou: terceiro colocado do Pernambucano 2023
Estreia: Petrolina x Cascavel - 28/02

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu