Geral

Chuva de 4 horas em Paulo Afonso supera metade do registrado em 2023 no município; famílias estão desabrigadas

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

19/02/2024 por Redação

Cerca de 330 mm de chuva foram registrados na cidade do norte da Bahia entre a noite de sábado (17) até a madrugada de domingo (18). Chuva deixa desabrigados em cidade no norte da Bahia
Em apenas quatro horas, choveu mais da metade do que todo o índice de chuvas registradas em 2023 na cidade de Paulo Afonso, norte da Bahia. Cerca de 330 mm foram reportados, se somadas as precipitações ocorridas nas zonas rural e urbano da cidade, entre a noite de sábado (17) e madrugada de domingo (18).
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
A comparação das estatísticas foi confirmada pela Defesa Civil do município. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o previsto para a cidade, durante o período, era de 20 a 30 milímetros por hora ou no máximo 50 mm por dia. Na realidade, o valor que caiu superou em 6x o esperado.
Chuva de quatro horas em Paulo Afonso supera em 6x o esperado para um dia
Redes Sociais
LEIA TAMBÉM:
Trecho de rodovia é interditada após forte chuva causar cratera no recôncavo da Bahia
Chuva deixa desabrigados e desalojados no interior da BA; jacaré apareceu em bairro residencial após temporal
Segundo a prefeitura, estradas ficaram danificadas, alagamentos e pessoas desabrigadas foram registrados em toda cidade. Durante o maior pico das chuvas, o município ficou sem abastecimento de energia elétrica.
Junto à defesa civil, o executivo local busca identificar essas famílias para prestação dos auxílios necessários.
☔ Chuvas em outras cidades do estado
Chuvas causam transtornos em Feira de Santana; um Jacaré aparece em rua
Em Feira de Santana, a 100 km de Salvador, um jacaré apareceu em uma área residencial durante o temporal.
A situação curiosa aconteceu no bairro Parque Getúlio Vargas, na noite de sábado e o animal foi retirado do bairro pelo Corpo de Bombeiros.
Diversas ruas da cidade ficaram alagadas e casas foram invadidas pela água. Apesar disso, ainda não há um levantamento oficial da Defesa Civil sobre os estragos causados.
Temporal alaga ruas e pontos comerciais no sul da Bahia
A chuva também atingiu a cidade de Santa Luzia, no sul do estado. A principal avenida da cidade ficou alagada e os moradores precisaram andar com a água na altura dos joelhos. Diversas lojas e casas foram invadidas, mas não há registros do número de pessoas afetadas.
Onze pessoas estão desabrigadas após fortes chuvas atingirem a cidade de Itororó, no sul da Bahia. De acordo com a Defesa Civil de Itororó, no sábado (17), dois mil moradores precisaram sair de suas casas devido ao risco de alagamento.
A prefeitura da cidade decretou situação de emergência no domingo (18). De acordo com o documento, a magnitude do desastre é de nível médio e o município vai precisar de recursos estaduais e federais para lidar com a situação.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu