Geral

Expedição Rondônia: projeto da USP que atende comunidades ribeirinhas há 22 anos é tema de série de reportagens da TV TEM

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

19/02/2024 por Redação

A repórter Thaís Andrioli e o repórter cinematográfico Marcelo Risso embarcaram junto da 44ª edição do “Projeto USP em Rondônia”. Série será exibida nos telejornais TEM Notícias 1ª e 2ª edição, às 11h45 e às 19h10. Expedição Rondônia: TV TEM exibe série de reportagens; confira
A partir desta segunda-feira (19), os telespectadores da TV TEM poderão acompanhar de perto uma jornada repleta de desafios e que já dura 22 anos, através da série de reportagens “Expedição Rondônia”, que será exibida durante toda esta semana, nos telejornais TEM Notícias 1ª e 2ª edição, às 11h45 e às 19h10.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A repórter Thaís Andrioli e o repórter cinematográfico Marcelo Risso, embarcaram junto da 44ª edição do “Projeto USP em Rondônia”, com alunos, professores e funcionários do campus de Bauru (SP) da Universidade de São Paulo.
Expedição de estudantes da USP de Bauru realizou atendimentos para populações ribeirinhas em Rondônia
Thaís Andrioli/ TV TEM
O Projeto
Iniciado em 2002, o “Projeto USP em Rondônia” chegou à 44ª edição. As viagens costumavam ocorrer duas vezes ao ano, uma em janeiro e uma nas férias de julho. Desde o início, mais de 40 mil procedimentos foram realizados pelos estudantes nas duas cidades de Rondônia visitadas, Monte Negro (RO) e a vila ribeirinha de Calama.
Nesta expedição de janeiro de 2024, 60 pessoas da universidade participaram do projeto, sendo 30 delas estudantes selecionados de odontologia, fonoaudiologia e medicina - 10 alunos de cada curso. Além deles, outros 12 estudantes de pós-graduação, cinco professores e 11 funcionários da instituição também participaram da ação.
Iniciado em 2002, o “Projeto USP em Rondônia” chegou à 44ª edição em 2024
Arquivo pessoal
Bruna de Mello Silva, de 21 anos, embarcou pela primeira vez na expedição. Em entrevista ao g1, a estudante do quarto ano da graduação em Odontologia, afirma que colocou como meta participar do projeto desde que entrou na graduação.
“Eu via isso como uma oportunidade de aprender muito mais sobre odontologia, por saber que nós teríamos uma autonomia grande durante os atendimentos. Mas hoje eu vejo que foi uma virada de chave na minha vida, que eu precisava disso. Ter contato com uma realidade totalmente diferente da minha foi muito gratificante e enriquecedor” conta a estudante.
Bruna de Mello Silva, de 21 anos, embarcou pela primeira vez no Projeto USP em Rondônia
Arquivo pessoal / Bruna de Mello Silva
O depoimento de Bruna condiz exatamente com os objetivos do projeto, explicados por um de seus idealizadores, o professor José Roberto de Magalhães. Para ele, participar do projeto por todos esses anos, é cumprir perfeitamente sua missão como profissional da saúde.
“É uma experiência maravilhosa. Levar os alunos para conhecer outra realidade e realizar atendimentos altamente especializados, no meio das dificuldades todas, faz muito bem para alma e a gente pensa estar cumprindo perfeitamente nossa missão”, explica o professor.
Foram quase duas semanas de serviços oferecidos à população de Monte Negro, que fica a 250 km da capital Porto Velho e no distrito de Calama. Ao todo foram mais de 4 mil atendimentos realizados pelos participantes da expedição.
Magali Caldana é Professora de Fonoaudiologia e também acompanha os alunos na expedição há tempo. Ela ressalta a importância da iniciativa da TV TEM em acompanhar o trabalho desenvolvido pelos alunos e professores.
“Ter uma equipe de televisão trabalhando conosco e poder apresentar a todos o que nós fazemos é uma experiência maravilhosa! Porque levar para a sociedade o trabalho que nós realizamos é devolver à população todo o investimento que a universidade faz na formação dos profissionais, neste caso na área da saúde”, afirma.
A Série de Reportagens
Thaís Andriol e Marcelo Risso receberam a missão de levar à tela da TV TEM um pouco do estado de Rondônia
Arquivo Pessoal/Thaís Andrioli
Thaís Andrioli e Marcelo Risso acompanharam intensamente todos os passos dos alunos e professores na aventura. Desde os atendimentos às noites no barco, rodas de conversa e comemorações de dever cumprido.
“Nós acompanhamos o passo a passo desde o início, desde a organização, antes da saída para a expedição. E por lá, todos os passos nós acompanhamos, todos os detalhes, histórias riquíssimas, emocionantes, lindas, histórias de vida, de luta, de superação. Eu voltei para casa com uma bagagem imensa de histórias que eu vou guardar para o resto da vida no meu coração, histórias que me fizeram repensar os valores de vida”, conta a repórter ao g1.
Equipe de reportagem da TV TEM acompanhou os estudantes da USP Bauru (SP) na 44ª edição do “Projeto USP em Rondônia”
Arquivo pessoal/ Thaís Andrioli
A série tem produção da jornalista Raíssa Toledo, que acompanhou todos os preparativos para deslocar uma equipe de reportagem do interior de SP para o interior de Rondônia, uma distância de mais de 3 mil quilômetros.
“Foi uma experiência muito desafiadora. É uma série que iria acontecer há 3 mil quilômetros de distância de Bauru, então precisávamos pensar em muito mais coisas. É uma logística muito complexa, mas muito incrível”, conta a produtora de reportagens.
Expedição Rondônia: TV TEM exibe a partir desta segunda-feira série de reportagens especiais
Reprodução/TV TEM
A série mostrará, em cinco episódios exibidos entre os dias 19 e 23 de fevereiro, a preparação dos alunos, os atendimentos de cada especialidade e um perfil especial das riquezas humanas e naturais de Rondônia. As reportagens serão exibidas nos telejornais TEM Notícias 1ª e 2ª edição, às 11h45 e 19h15.
* Sob supervisão de Mariana Bonora
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu