Geral

Homem é preso em flagrante suspeito de amputar rabo de cão filhote em Porto Feliz

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

18/02/2024 por Redação

Irmã do suspeito encontrou o animal agonizando e o levou até a zoonoses do município. Segundo a polícia, ele também é investigado por fazer ameaças contra a mãe. Filhote de cachorro teve o rabo amputado e foi deixado agonizando. Prática é proibida desde 2008.
Polícia Civil/Divulgação
Um homem de 46 anos foi preso em flagrante por suspeita de maus-tratos contra um cão, em Porto Feliz (SP). O suspeito foi detido na quinta-feira (15) e a Polícia Civil divulgou o caso neste domingo (18).
De acordo com a polícia, o homem teria levado o animal para casa e amputado o rabo do cão, que ainda é filhote. Após isso, ele deixou a residência e o animal permaneceu perdendo sangue e com sinais de dor.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A irmã do suspeito encontrou o cão e o levou até o setor de zoonoses da cidade, para passar por atendimento veterinário. Após denúncia, policiais civis foram até a casa do suspeito e encontraram visivelmente alterado.
Ele disse à polícia que o animal havia sido mordido por outro cachorro e, por isso, havia perdido o rabo. Mas, de acordo com o veterinário que fez o atendimento, a lesão era incompatível com mordida de animal.
O suspeito, a irmã e a mãe foram encaminhados até a delegacia. A idosa confirmou à polícia que o homem havia cortado o rabo do cão. A Polícia Civil também recebeu denúncia de que o suspeito faz ameaças contra a mãe.
O homem foi preso em flagrante pelo crime de maus-tratos contra animais e permanece à disposição da Justiça. Os supostos crimes de injúria, ameaça e violência doméstica estão sendo investigados.
Segundo a Polícia Civil, o cachorro passou por atendimento veterinário e está bem.
Legislação
Desde 2008, as resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária, nº 1027/2013 e 877/2008, proíbem o corte de cauda, de orelhas e a retirada das cordas vocais em cães.
Também não permite a retirada das garras em gatos. Essas intervenções cirúrgicas para fins estéticos são consideradas mutilações e maus-tratos praticados contra os animais.
A prática é considerada crime e está prevista no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605. A pena para o crime é de três meses a um ano, e multa.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu