Geral

Cursos de Moda da Unifor produzem roupas upcycling para Escola Yolanda Queiroz

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

15/02/2024 por Redação

Projeto foi realizado na disciplina de Ateliê de Confecção para reutilizar materiais de fardamento em bom estado que seriam descartados. Iniciativa surgiu após a Reitoria da Universidade de Fortaleza identificar numerosos resíduos têxteis que seriam jogados fora
getty images
Os cursos de Moda e Design de Moda da Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, têm se destacado por sua participação em diversas ações e eventos que evidenciam a qualidade e a capacitação de sua formação para os alunos. Tais iniciativas, inclusive, proporcionam um retorno positivo para a sociedade e o meio ambiente.
Nesse contexto, os estudantes da disciplina de Ateliê de Confecção se empenharam na produção de peças upcycling — movimento que transforma resíduos têxteis em novas roupas, expandindo o ciclo de vida dos produtos. Promovendo a integração entre questões ambientais e sociais, os itens serão doados aos alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz.
O projeto teve origem a partir de uma solicitação da Reitoria da Unifor, que identificou um grande volume de resíduos têxteis provenientes do descarte de uniformes de funcionários que deixavam a instituição. Diante disso, a coordenação dos cursos de Moda foi acionada para desenvolver alternativas de reutilização e gestão desses materiais.
Foi então que Priscila Medeiros, coordenadora e professora das graduações, levou o projeto para o Ateliê de Confecção. Essa disciplina é focada em instigar nos alunos habilidades inerentes à costura e confecção de peças.
Priscila Medeiros
arquivo pessoal
“Estamos desmontando as fardas e utilizando-as para criar novas peças. Em parceria com a Escola Yolanda Queiroz, estamos produzindo roupas infantis para as crianças. Nosso objetivo era receber esses uniformes descartados e repensar como poderíamos utilizá-los de forma criativa e sustentável.” — Priscila Medeiros, coordenadora e professora dos cursos de Moda
Com o encaminhamento do projeto, os alunos de Moda produziram mais de 100 peças para as crianças, como vestidos, shorts, blusas e macaquinhos. Segundo Priscila, os estudantes estavam entusiasmados com a proposta, pois além de atender uma responsabilidade ambiental, “eles reconhecem que a indústria da moda é um dos setores que mais impacta negativamente o meio ambiente”.
“Além disso, o projeto também despertou motivação por envolver uma questão social significativa, como a doação das peças para as crianças da Escola Yolanda Queiroz”, complementa a docente. A seguir, confira algumas das peças produzidas.ER IMAG
Envolvimento didático
O projeto — que contou com a participação dos professores Ricardo Bessa e Flávia Dias, a monitora Ana Virgínia e a pilotista Fatinha — estimulou nos alunos uma nova forma de trabalhar com tecidos.
A partir do momento em que eles lidaram com algo que seria descartado, foram desafiados a desmontar a peça, refletir sobre sua composição e propósito original. Em seguida, tiveram que ressignificá-la, conferindo-lhe um novo sentido e utilidade.
Tal abordagem não apenas promoveu a criatividade dos estudantes, mas também os incentivou a repensar o ciclo de vida dos materiais têxteis, incorporando valores de sustentabilidade e consciência ambiental em sua prática acadêmica.
Os estudantes de Moda tiveram a oportunidade de se conectar com a questão socioambiental por meio do upcycling
arquivo pessoal
De acordo com Priscila, de maneira tradicional, os alunos precisariam desembolsar recursos financeiros para adquirir tecidos para suas práticas. Porém o projeto da Reitoria da Unifor os auxiliou nesse quesito, promovendo a reutilização de materiais e incentivando os discentes a repensar e atribuir novos significados às peças.
“Além disso, a iniciativa estimula o desenvolvimento do processo criativo dos estudantes. Podemos afirmar que esse projeto foi extremamente positivo e enriquecedor”, destaca a professora. Para o próximo passo, a coordenação do curso planeja, após as doações serem realizadas, produzir um desfile para apresentar o projeto.
Quer estudar Moda?
Os cursos de Moda e Design de Moda da Universidade de Fortaleza destacam-se pela capacidade reflexiva e por adotar uma visão crítica e sistêmica do setor fashion, permitindo a interpretação de eventos políticos, sociais e culturais.
Lá, os estudantes recebem uma formação abrangente que os prepara para atuar de forma multidisciplinar em todas as etapas do ciclo produtivo dos diversos segmentos da moda. São capacitados para desempenhar funções — como consultores, assessores técnicos, gestores, modelistas, figurinistas, entre outras —, garantindo uma preparação completa e versátil para o mercado de trabalho.
Inscreva-se aqui e faça parte da melhor do Norte e Nordeste!
Cursos de Moda da Unifor produzem roupas upcycling para Escola Yolanda Queiroz

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu