Geral

Ações de combate à dengue são intensificadas nos bairros de maior incidência em Macapá

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

15/02/2024 por Redação

Com os recentes alagamentos na capital do Amapá, o ambiente se torna propício para a proliferação do Aedes Aegypti. A Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde monitora os locais e alerta a população sobre o acúmulo de água. Assim como dengue e zika, o chikungunya também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti
Reprodução/g1
No período de chuvas intensas em Macapá, o ambiente pode se tornar mais propício para proliferação do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue e outras doenças como zika e chikungunya. O acúmulo de água é o principal fator para a reprodução.
Com isso, a Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), realiza um monitoramento nos bairros da capital que apresentaram uma maior incidência de casos desde dezembro de 2024 a fevereiro deste ano. São eles:
Pacoval;
Jardim Marco Zero;
Fazendinha;
Infraero;
Perpétuo Socorro.
De acordo com o Secretário de Vigilância em Saúde de Macapá, Gilmar Domingues, a capital do Amapá apresenta um baixo risco para o Aedes Aegypyti, no entanto, os cuidados ainda devem ser reforçados.
Nesse momento Macapá tem o risco baixo para este mosquito, considerando que de 31 de dezembro de 2023 a 4 de fevereiro de 2024, nós tivemos 119 casos notificados e desses, 26 deram positivo para a dengue, disse Domingues.
Em 2024, no estado do Amapá, apenas no mês de janeiro, surgiram 691 notificações dos casos, com 234 confirmados. Um aumento de 139% comparado ao mês janeiro de 2023, que registrou 98 casos. A Região Norte teve alta de 54%, com mais de 8 mil registros da doença.
Como prevenir:
O secretário alertou ainda, que é necessário destruir as fontes criadoras, como substituir a água dos vasos de plantas com areia, realizando a limpeza da calha das casas, mantendo recipientes de acúmulo de água como os baldes sempre fechados e as piscinas também devem ser cobertas.
Veja também:
Amapá ocupa o 6º lugar em ranking nacional de casos de dengue em 2024
Laboratório de Fronteira no Amapá tem atendimento estendido para diagnóstico de dengue
Governo do AP decreta situação de emergência em Oiapoque após aumento de casos de dengue
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu