Geral

Reconstruir cultura e turismo da Ucrânia vai custar mais de 8.000 milhões

A UNESCO revelou que os intensos combates em território ucraniano danificaram 341 locais culturais, ...

Rastro101
Com informações do Notícias ao Minuto

13/02/2024 por Redação

Divulgação/Notícias ao MinutoDivulgação/Notícias ao MinutoA Ucrânia vai precisar de quase 9.000 milhões de dólares (cerca de 8.400 milhões de euros), durante a próxima década, para reconstruir os seus locais culturais e a sua indústria turística, após a invasão russa, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A UNESCO calculou que o setor cultural e turístico do país perdeu mais de 19.000 milhões de dólares (cerca de 17.725 milhões de euros) em receitas durante a guerra, que está prestes a completar dois anos, reporta a Associated Press (AP).
A agência da ONU revelou que os intensos combates em território ucraniano danificaram 341 locais culturais, nomeadamente em Kyiv, Lviv e Odessa.
"A catedral de Odessa é um exemplo de um local que foi gravemente danificado. "É um símbolo de toda a comunidade, com um profundo significado espiritual e histórico", afirmou a dirigente da UNESCO na Ucrânia, Chiara Bardeschi.
Em julho do ano passado, a UNESCO condenou veementemente um "ataque descarado levado a cabo pelas forças russas" contra edifícios históricos no centro de Odessa, local que foi designado como património mundial em perigo no ano passado.
Esse ataque causou pelo menos dois mortos e danificou vários locais, incluindo a Catedral da Transfiguração, do século XVIII, a principal igreja ortodoxa de Odessa - que pode ver na imagem acima.
A UNESCO declarou ainda que a destruição intencional de locais do património cultural, incluindo edifícios e artefactos religiosos, pode constituir um crime de guerra.
Leia Também: Zelensky agradece voto favorável do Senado dos EUA para ajuda ao país

Link curto:

TÓPICOS:
Mundo

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu