Geral

Em restauro há 6 anos, Capelinha está prestes a ser reaberta à comunidade em Franca, SP

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

13/02/2024 por Redação

Igreja foi fundada no início do século 20 por escravo liberto, devoto de Nossa Senhora Aparecida, após a filha alcançar graça de ser curada. Tempo foi ampliado após a morte dele por freis agostinianos. Capelinha de Franca, SP, vai ser reformada
Popularmente conhecida como Capelinha, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida está prestes a ser reaberta à comunidade em Franca (SP) após seis anos de restauração. O imponente prédio no bairro São José teve sua origem no início do século 20 e já estava fechado em 2018 quando as obras tiveram início.
A expectativa é que a reabertura aconteça em março deste ano.
“A igreja da Capelinha é uma referência na cidade de Franca para todos os que a visitam ao longo do ano, esse lugar de alguma maneira ganhou o coração da cidade, a devoção do povo, o carinho à Nossa Senhora Aparecida”, diz o frei superior Danilo José Janegitz.
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é historicamente conhecida como Capelinha em Franca, SP
Lindomar Cailton/EPTV
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Fundação e expansão
💒 A primeira Capelinha foi construída em 1910 por Manoel Valim. O escravo liberto após a abolição fundou a igreja em louvor à Nossa Senhora Aparecida porque a filha doente da visão havia alcançado a graça de ser curada.
🏘 Segundo o consultor técnico Marcelo Prestes, com o passar do tempo, a estrutura tornou-se não só um marco de fé para a cidade de Franca, mas passou a fazer parte do advento urbano dela.
“Desde a criação da primeira capelinha com Manoel Valim no início do século 20 até hoje, esse local de devoção, de culto, identidade, de memória coletiva, de pertence, continua no coração dos francanos, por isso ele foi reconhecido pela própria comunidade patrimônio cultural e imaterial da cidade de Franca.”
Fachada frontal da Capelinha, anterior à expansão da construção, em data não identificada em Franca, SP
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
🙏 Em 1920, com o falecimento do fundador, os freis Agostinianos Recoletos, recém-chegados à cidade, compraram a propriedade e deram início ao processo de expansão.
⛪ De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, o prédio tem hoje 1,2 mil quadrados de construção. O projeto original da forma como a capelinha é hoje é do pintor e arquiteto italiano Bonaventura Cariolato e tem presença marcante de elementos do neogótico.
Registro da Capelinha fundada nos anos 1910 em Franca, SP
Reprodução
Estudo
Com o passar dos anos, a estrutura acabou comprometida. A ideia da recuperação da igreja demandou um estudo para preservar os aspectos históricos e culturais do prédio.
“Nós tivemos vários problemas de estrutura que precisavam ser restauradas. Foi ganhando uma proporção maior porque nós fomos descobrindo com os estudos que existia muita coisa interessante e a gente quis restaurar, buscar tudo isso. Já que ia se mexer numa obra que fosse da melhor maneira possível”, afirma o frei Danilo.
👷‍♂️ Prestes afirma que essa é a primeira vez em Franca que está sendo realizado um trabalho com uma metodologia científica de gestão de restauro de adaptação de patrimônio cultural.
Capela radial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida passa por restauro em Franca, SP
Lindomar Cailton/EPTV
📚 Em um primeiro momento, houve um levantamento de documentação histórica, icônica, fotográfica, arqueológica, para que a equipe de arquitetura pudesse ter elementos para elaboração do projeto. Depois, tudo passou por um processo de atualização.
“Um bem patrimonial, histórico, tem hoje duas questões fundamentais na sua gestão. Primeiro você tem que adaptar o edifício ao uso atual, atendendo todos os protocolos de bombeiro, prefeitura, etc. Mas, ao mesmo tempo, você tem que preservar aquilo que é histórico, aquilo que é memoria coletiva, identidade afetiva de uma comunidade. Então, como preservar os elementos históricos e adaptá-los aos protocolos da atualidade é o desafio”, afirma.
Restauro
😷 Com o projeto aprovado após ser submetido às autoridades de preservação de patrimônio, os trabalhos começaram em 2018. Além de exigir um alto investimento, a obra ainda passou por dois anos conturbados devido à pandemia de Covid em 2020 e em 2021.
🚧 Por dentro, a capelinha ganhou elevador, sistema de climatização e rampas de acesso. A obra de restauração também envolve o centro de formação para novos religiosos, as salas do santíssimo e a sacristia.
Vitrais restaurados para a Capelinha em Franca, SP
Lindomar Cailton/EPTV
A capela radial é o lugar mais procurado pelos devotos de Nossa Senhora Aparecida.
“O termo capela radial é um termo histórico utilizado na época que foi construído porque ela é semicircular. Praticamente nós fizemos o restauro da marmoraria e dos vitrais históricos, ela é um exemplo de restauro daquilo que era histórico. Esses elementos são protegidos como patrimônio cultural e foram todos restaurados”, diz Prestes.
🔨 A fachada do prédio na Avenida Distrito Federal também requereu um trabalho cuidadoso de preservação das janelas, das molduras e da volumetria, além da recuperação da cor. O paisagismo foi feito de forma a evidenciar a visão integral do edifício.
Homenagem
👏 Para o frei Danilo, ver a capelinha de volta ao seu estado original é uma forma de homenagear a memória do fundador e de preservar a história para as próximas gerações.
“Manoel Valim merece nosso prestígio. Acho que ele deixou esse legado para nós e, na verdade, o que estamos fazendo é continuar com a história de devoção do povo, com o carinho e principalmente dessa atenção do culto à Nossa Senhora Aparecida.”
O frei superior da Capelinha em Franca, SP, Danilo José Janegitz.
Lindomar Cailton/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu