Geral

Bomba de captação do Rio Batalha é desligada após baixa no nível do reservatório; moradores reclamam de déficit no abaste

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

13/02/2024 por Redação

Segundo o DAE, outras duas bombas continuam em funcionamento. Reservatório atingiu nível de 1,3 metro na manhã desta terça-feira (13), enquanto o índice normal de operação do sistema é de 3,20 metros. Autarquia não confirmou racionamento. Lagoa de captação do Rio Batalha está abaixo dos 2 metros em Bauru; ideal é 3,20 metros
Reprodução/TV TEM
Os moradores de Bauru (SP) começaram a sentir, nas torneiras, o efeito da estiagem somada ao alto consumo de água durante o carnaval. Na manhã desta terça-feira (13), o Departamento de Água e Esgoto (DAE) teve que desligar uma das bombas que capta água da lagoa do Rio Batalha, por conta do baixo nível do reservatório.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Segundo informações do Medidor de Nível da Lagoa de Captação, disponível no site da autarquia, a lagoa atingiu, nesta manhã, 1,3 metro de profundidade. O índice normal de operação do sistema é de 3,20 metros.
Com isso, moradores de 22% da cidade abastecidos pelo sistema do Rio Batalha, cerca de 80 mil pessoas, podem sofrer instabilidades no abastecimento. Manobras de racionamento não foram oficializadas pelo DAE.
Operações para contornar a situação em Bauru são realizadas desde sexta-feira (9), quando o nível do rio foi reduzido para 390 litros por segundo.
Diante deste cenário, o DAE pede aos moradores que façam o uso consciente da água e economizem, priorizando seu uso para alimentação e higiene pessoal.
Confira algumas dicas de consumo consciente:
Optar pelo balde ao lavar o carro pode economizar até 500 litros de água;
Limpar a calçada sem utilizar mangueira: economia de até 250 litros de água;
Tomar banho, fechando a torneira enquanto se ensaboa, pode economizar até 150 litros;
Fechar a torneira enquanto ensaboa a louça: até 100 litros de água economizados.
Em casos emergenciais de falta de água, a população pode solicitar caminhões-pipa através do 0800-77-10-195, que recebe ligações apenas de telefone fixo, ou (14) 3235-6140 e 3235-6179 para ligações feitas por celular.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu