Esporte

Futebol desde os 18 e consolidação na base: conheça Luiz Carlos, novo gerente do Flamengo

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

12/02/2024 por Redação

Profissional de 40 anos, que chegou ao Rubro-Negro em 2015, foi o gerente geral da base entre o início de 2021 e fevereiro de 2024 O carioca Luiz Carlos Azevedo Gonçalves Júnior, de 40 anos, é o novo gerente de futebol do Flamengo. Na última quinta-feira, o clube o oficializou como substituto de Fabinho Soldado, agora executivo do Corinthians. Apesar de jovem, Luiz Carlos milita no esporte desde os 18 e exerceu diferentes funções. O ge conta parte da trajetória do novo dirigente.
Melhores Momentos | Flamengo 3x0 Volta Redonda
Início em 2002
Apaixonado por futebol, Luiz Carlos tentou ser jogador profissional. Jogou nas categorias de base do Madureira e do CFZ e, quando viu que o sonho não se concretizaria, priorizou os estudos e se formou em Educação Física na UFRJ.
Ainda aos 18 anos, Luiz chegou ao Vasco. Começou como professor das escolinhas do Vasco-Barra e depois exerceu várias funções. Foi preparador físico, auxiliar técnico, coordenador de captação de jogadores e gerente técnico.
Luiz Carlos, gerente de futebol de base do Flamengo, e Zico durante a Copa CFZ de Clubes
Arquivo Pessoal
Foram 13 anos de Vasco até que em maio de 2015, o telefone tocou. À época responsável por um trabalho de muito sucesso na base do Flamengo, Carlos Noval, e Marcos Biasotto, o então gerente do Centro de Inteligência de Mercado (CIM), o convidaram. Luiz Carlos aceitou.
+ 02/2021: Flamengo faz opção caseira para substituir Freeland em gerência geral das categorias de base
Assumiu a coordenação da captação dentro do Flamengo, liderança que exerceu até janeiro de 2021. Em 1º de fevereiro daquele ano, substituiu Eduardo Freeland no cargo de gerente geral da base do clube. Um mês e meio de estágio foi o suficiente para ser efetivado.
Luiz Carlos conseguiu resultados significativos nos três anos em que esteve à frente da base ao lado do vice-presidente da pasta, Vitor Zanelli. Em 2021, o clube quebrou recorde de títulos nas categorias inferiores, com 28. No ano seguinte, o número foi elevado para 36 taças.
+ Contratações do Flamengo para 2024: veja quem chega e quem vai embora
O sucesso na base e o bom relacionamento com o comando do futebol, especialmente com Bruno Spindel, fizeram o Flamengo acreditar em Luiz Carlos como nome ideal para substituir Fabinho Soldado. Neste sábado, esteve em seu primeiro jogo com o time profissional.
Luiz Carlos ao lado de Juan antes de Flamengo x Volta Redonda
Fred Gomes
Cursos
Além de ter se formado em Educação Física na UFRJ, Luiz Carlos fez pós-graduação em treinamento desportivo na mesma instituição. Quando assumiu a captação de talentos do Vasco, ingressou num MBA de gestão e marketing esportivo. Concluiu também o curso de executivo da CBF Academy e hoje está fazendo mestrado em Ciência da Motricidade Humana na Unilogos, da Florida.
Luiz Carlos foi dar um abraço em Lorran, do Flamengo, após o garoto dar entrevista ao ge no Ninho do Urubu
Fred Gomes
Boas vindas
Neste sábado, após a vitória sobre o Volta Redonda, Bruno Spindel e Marcos Braz fizeram elogios a Luiz Carlos.
- A gente já deu as boas vindas ao Luiz Carlos. É um profissional em quem o clube confia muito. É da minha confiança, da confiança do Marcos Braz, do presidente Rodolfo Landim e do CEO Reinaldo Belotti. A gente está muito tranquilo com o movimento que foi feito em substituição ao Fabinho. Todos nós juntos estamos trabalhando para que seja um ano de muito sucesso e de muita alegria para a nação rubro-negra. Que, sob a liderança do Tite, a gente possa conquistar grandes títulos - afirmou Spindel.
Marcos Braz disse que o Flamengo rechaçou o preconceito contra profissionais jovens e formados em casa ao escolher Luiz Carlos para assumir a gerência do futebol profissional. E garantiu que a decisão tem a chancela do presidente Rodolfo Landim.
- As trocas foram movimentações internas, que a gente entendeu que teria que fazer. E quando saiu o Fabinho, a gente entendeu que teria que fazer algumas movimentações. Ou você vai para o mercado fazer uma contratação, ou você analisa internamente se você tem um profissional qualificado para essa posição. O que eu acho é que a gente não pode ter o preconceito quando se tem um profissional à altura que a gente entenda que possa exercer a função, internamente no clube, e não colocá-lo.
- E foi isso que a gente fez. A gente botou o Luiz exatamente por isso, porque a gente entende, eu entendo, o presidente entende, que ele tem qualidade para essa função, e foi feito isso, a gente, a movimentação interna, isso todo. Isso é movimentação que não tem que ser questionada, tem que ser explicada e entendo a tua pergunta. Só não tem que ser questionada.
Após estreia com vitória no sábado, Luiz Carlos faz sua primeira viagem com o futebol profissional na próxima quarta-feira, quando o Flamengo embarca para Aracaju. Na capital sergipana, os rubro-negros enfrentarão o Bangu, pela oitava rodada do Carioca, às 21h30 (de Brasília).
Luiz Carlos, gerente de futebol de base do Flamengo, em partida na Gávea
Arquivo Pessoal
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu