Geral

Polícia usa bombas em confusão com foliões após fim de festa de carnaval em Poços de Caldas; cinco são presos

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

11/02/2024 por Redação

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram ação da PM ao final de uma das festividades a Praça Dom Pedro II. Polícia alega vandalismo de parte dos foliões. Polícia usa bombas em confusão com foliões após fim de festa de carnaval em Poços
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o uso de bombas de gás contra foliões após o fim de um dos eventos de carnaval em Poços de Caldas (MG) - veja acima. O caso aconteceu na madrugada deste domingo (11) na Praça Dom Pedro II. Cinco pessoas acabaram presas e a polícia alegou vandalismo para justificar atuação.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Conforme vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ouvir barulhos que seriam das bombas de gás utilizadas durante a ação. Ainda nas gravações, também é possível ver uma mulher sendo detida, situação que causou indignação das pessoas que estavam no local, devido à maneira em que a PM agiu com ela.
O que diz a PM
Em nota enviada à imprensa, a Polícia Militar justificou vandalismo de parte dos foliões já ao fim do evento, com agressões contra policiais e arremessos de copos de cerveja. Isso acontecer, segundo a PM, quando foliões desobedeceram pedido feito para o desligamento de som automotivo.
“Após o encerramento do show, observou-se que muitos veículos permaneciam estacionados, ainda com som alto. Os militares então orientaram os proprietários sobre o encerramento do evento, solicitando o desligamento dos aparelhos de som automotivos. Apesar da cooperação da maioria, alguns indivíduos, insatisfeitos com a situação, iniciaram atos de vandalismo, lançando garrafas contra as viaturas policiais e incitando outros presentes a fazerem o mesmo. Uma policial feminina foi agredida com o arremesso de um copo de cerveja no rosto, bem como diversos policiais sofreram agressões”, disse a PM em nota.
Conforme a polícia, por conta disso, “foi necessária uma intervenção policial para restabelecer a ordem e garantir a segurança dos policiais e das pessoas que estavam no local”.
De acordo com a PM, cinco pessoas foram presas por desobediência, desacato, dano, agressão e vandalismo, sendo encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil.
Polícia usa bombas em confusão com foliões após fim de festa de carnaval em Poços de Caldas
Redes sociais
“Dois policiais sofreram escoriações e outros seis foram agredidos, porém sem lesões. Uma viatura também foi danificada após ser atingida por garrafas”, disse a PM.
Ainda na nota, a Polícia Militar destacou que na continuidade dos eventos de carnaval na cidade não serão tolerados equipamentos de som automotivo ou individualizados sem a devida autorização do poder público municipal, estando os infratores sujeitos a multa e apreensão dos veículos e equipamentos.
“O procedimento realizado para determinar o desligamento dos equipamentos de som veiculares irregulares é o que sempre foi adotado nos anos anteriores e nunca houve reações como a de ontem. A Polícia Militar reitera também seu compromisso com a segurança e a ordem pública, e informa que está coletando imagens de estabelecimentos para identificar mais autores que arremessaram garrafas e promoveram a desordem pública, e ainda continuará a tomar as medidas necessárias para garantir o bem-estar de todos os cidadãos durante eventos nos demais dias de carnaval”, pontuou a polícia ao final da nota.
O que diz a prefeitura
A prefeitura realizou reunião com a Polícia Militar neste domingo e tratou o caso como “episódio isolado”.
“Apesar desse episódio isolado, o Carnaval transcorreu sem maiores problemas nos demais locais de celebração”, disse a prefeitura.
“Para garantir a segurança e evitar futuros transtornos, foram anunciadas medidas imediatas, como horários mais rígidos para o término das festividades a uma da manhã, e a proibição da entrada de veículos em áreas específicas, como Barros Cobra e Rio Grande do Sul, próximo à Praça dos Macacos”, encerrou a administração municipal.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu