Esporte

Quem é o Paranavaí, time que tem SAF adquirida por Gusttavo Lima

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

10/02/2024 por Redação

Sub conhecido como Vermelhinho, o ACP é campeão paranaense de 2007, com Vanderlei no gol, e busca retornar à elite estadual A cidade de Paranavaí, localizada a 500 quilômetros de Curitiba, ganhou o noticiários nesta sexta-feira. O motivo foi o anúncio do investimento do cantor Gusttavo Lima, que adquiriu a SAF do Atlético Clube Paranavaí.
Apesar de ser conhecido no futebol paranaense, o Vermelhinho, apelido do ACP, despertou agora a curiosidade de muitos apaixonados pelo futebol e, principalmente, pela música sertaneja.
Paranavaí campeão paranaense em 2007
Arquivo
Fundado em 14 de março de 1946, o Paranavaí tem como principal conquista o inédito título do Campeonato Paranaense 2007. Naquele ano, o Vermelhinho segurou o Paraná Clube, na Vila Capanema, e levantou a taça. O goleiro Vanderlei, que acumula passagens por times como Grêmio e Santos, teve papel decisivo durante toda a campanha e principalmente naquele 0 a 0.
A base do time campeão em 2007 começou a ser formada alguns anos antes. Em 2003, o Vermelhinho tinha jogadores conhecidos no interior paranaense, como o meia Júlio e os atacantes Neizinho e Aléssio. Desta maneira, o Paranavaí chegou na final do Estadual, mas foi o vice-campeão ao perder justamente o jogo decisivo: 2 a 0 para o Coritiba, no Couto Pereira.
Vanderlei foi eleito o melhor goleiro do Brasileirão em 2017
Lucas Figueiredo / CBF
Apesar do feito inédito em 2007, o Paranavaí não conseguiu se firmar depois da conquista. Se por um lado o goleiro Vanderlei teve trajetória de ascensão, jogando por grandes times, o mesmo não pode ser dito do clube. O Vermelhinho perdeu espaço no cenário estadual e, em 2013, foi rebaixado à Segunda Divisão. Ou seja, desde então não participa da elite.
Gusttavo Lima adquire SAF do Paranavaí
Em 2019, o Paranavaí amargou mais uma queda. Punido com a perda de quatro pontos por escalar 16 jogadores irregulares durante a Segunda Divisão, o Vermelinho não conseguiu evitar o novo rebaixamento. Porém, no ano passado, clube deu o primeiro passo para retornar ao cenário do futebol paranaense ao conquistar a taça da Terceirona.
Paranavaí foi campeão da Terceira Divisão Paranaense 2023
FPF / Fernando Teramatsu
Glórias no passado e objetivo no futuro
Ao olhar para trás é possível enxergar o Paranavaí como um dos clubes mais tradicionais do interior do Paraná. Não à toa, o Vermelhinho já participou de três competições nacionais: Taça de Bronze (1981), Série C do Brasileiro (1998 e 2007) e Copa do Brasil (2004 e 2008).
Além da taça na elite estadual, em 2007, o Paranavaí ainda tem na galeria de troféus os títulos da da Segunda Divisão em 1967, 1983 e 1992. Nesses anos, o clube montou times que deixaram saudades nos torcedores, principalmente em sua época de ouro, quando se tornou praticamente imbatível jogando como mandante.
Agora, um novo horizonte surge para o Paranavaí com o cantor Gusttavo Lima no projeto. O cantor adquiriu 60% do clube, enquanto o percentual restante será da Full Sports e outros investidores. O Vermelinho manteve 1%. A operação total da venda da SAF foi fechada em cerca de R$ 3 milhões.
Gusttavo Lima, sócio da SAF do Paranavaí, ao lado do presidente Augusto Melo, do Corinthians
Marcos Ribolli
Há a expectativa da construção de um centro de treinamento para os jovens do Paranavaí. Os novos donos se comprometeram a investir nas categorias de base do clube e também montar um time forte para buscar o acesso à elite estadual. A Segunda Divisão começa em abril e terá como principal concorrente o Paraná Clube.
Os jogos do Vermelhinho são no Estádio Doutor Waldemiro Wagner, que tem capacidade para 25 mil pessoas. Inspirado no Coliseum, de Los Angeles, o local foi inaugurado com a vitória da Seleção Brasileira por 4 a 2 sobre a Costa Rica, em amistoso no ano de 1992.
Estádio Waldemiro Wagner, em Paranavaí
Divulgação
Mais notícias do esporte paranaense no ge.globo/pr

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu