Geral

Mutirão de combate ao Aedes aegypti será realizado neste sábado em Montes Claros; veja bairros

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

09/02/2024 por Redação

Conforme a Prefeitura, haverá o recolhimento de inservíveis e/ou materiais que possam se tornar criadouros do mosquito. A fêmea adulta do Aedes aegypti após uma refeição de sangue.
Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC)
Um mutirão de combate ao Aedes aegypti será realizado neste sábado (10) em Montes Claros.
As ações estão sendo realizadas em regiões estratégicas e têm por objetivo impedir a proliferação do mosquito da dengue no período chuvoso. A concentração das equipes vai acontecer no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves a partir das 7h, falou o município.
Montes Claros está com alto risco de infestação do Aedes aegypti
A ação ocorrerá nos bairros: Santa Rita I e II, Clarindo Lopes, Cintra, Lourdes, Monte Alegre, Nossa Sra. de Fátima, Monte Carmelo, Edgar Pereira, Alice Maia, Vila Regina, JK, Planalto, Novo Delfino, Vila Anália, Camilo Prates, Santa Rafaela, Vila Telma, Santo Inácio, Maria Cândida, Dona Gregória, Nossa Sra. das Graças e São Judas.
Conforme a Prefeitura, haverá o recolhimento de inservíveis e/ou materiais que possam se tornar criadouros do mosquito, como pneus, baldes, latas, garrafas de vidro, pets, carcaças de tanquinhos e geladeiras, ferro-velho, caixas dágua em desuso, tambores, lonas, brinquedos, canos, copos descartáveis e etc. Não serão recolhidos podas de árvores, camas, sofás, sobras de madeiras, material de construção (entulhos) e lixo doméstico.
Os moradores devem realizar a separação dos materiais com antecedência, disponibilizando-os na porta de suas casas na sexta-feira à noite ou até as 8h do sábado.
Alto risco de infestação do Aedes aegypti
O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aeggypti (LIRAa) apontou infestação de 8,3% em Montes Claros. Isso significa que a cada 100 locais visitados, mais de oito tinham focos do mosquito, que é responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. O LIRAa anterior tinha ficado em 5,96%.
A primeira pesquisa do ano foi feita entre os dias 15 e 24 de janeiro e coloca o município em uma situação de alto risco de infestação do mosquito, se considerados os parâmetros do Ministério da Saúde, nos quais a aferição é considerada satisfatória quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.
Denúncias sobre focos do mosquito através dos telefones 2211- 4400 ou 0800 283 3330.
Os locais em que foram encontrados criadouros do Aedes aegypti com maior frequência foram:
Depósitos móveis: vasos c/ plantas aquáticas, frascos com água, pratos de suporte para plantas, recipientes de degelo de geladeiras, bebedouros de animais, reservatório de climatizadores : 47,6%
Depósitos fixos: tanques de alvenaria, depósitos em obras, piscinas, sanitários em desuso, caixas de passagens, ralos, canaletas e peças arquitetônicas: 19,2%.
Depósitos ao nível do solo: Armazenamento de água para consumo doméstico (barril, tina, tonel, tambor, depósito de barro, tanque, poço, cisterna, cacimba, etc.): 17,7%.
Os bairros Alfeirão, Vargem Grande e Vila São Lourenço são os com maior infestação, veja outros abaixo:
Infestação por bairros da cidade
Prefeitura de Montes Claros
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu