Esporte

Na zona de classificação, Ituano tem pior ataque, menor saldo e é um dos quatro últimos do Paulista

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

09/02/2024 por Redação

Em outro grupo, Novorizontino tem cinco pontos a mais que o Galo de Itu, mas estaria eliminado se o Paulistão terminasse hoje O Ituano é o vice-líder do Grupo A e estaria classificado para as quartas de final se o Campeonato Paulista terminasse hoje. Porém, o Galo de Itu está em crise e perdeu quatro de seus seis jogos no estadual. O último revés foi nessa quinta-feira para o Palmeiras, na Arena Barueri.
Ituano perde para o Palmeiras e sofre a 4ª derrota no Paulistão
O Rubro-negro tem o pior ataque da competição, com apenas um gol marcado. Foi o do lateral-direito Léo Duarte, na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians na segunda rodada.
O time treinado por Marcinho sofreu nove gols e tem a segunda pior defesa do Paulistão, perdendo apenas para o Santo André, time com que divide outro fardo: o de pior saldo do campeonato, com oito gols negativos.
Mesmo com todas essas estatísticas, a presença do Ituano na zona de classificação só é possível porque dois dos três times abaixo na tabela, Portuguesa e Santo André, estão justamente no Grupo A.
Portanto, o Galo de Itu estaria se classificando com quatro pontos conquistados, mas está um acima da zona de rebaixamento, composta por Corinthians (3) e Santo André (2 pontos).
Cabe lembrar que a Lusa tem um jogo a menos, que é a partida adiada contra o São Paulo. Um eventual empate tiraria o Rubro-negro da zona de classificação.
Neste Paulistão, o Novorizontino tem nove pontos (cinco a mais que o Ituano), mas estaria fora das quartas, pois está em terceiro no Grupo D, logo atrás do vice-líder São Bernardo, que tem 11 pontos.
Ituano perdeu para o Palmeiras em duelo da 6ª rodada do Paulistão
Marcos Ribolli
Mesmo com a má fase, a gestão do Galo de Itu optou por manter o técnico Marcinho. O Rubro-negro volta a campo neste domingo, às 18h, quando visita o Água Santa no estádio Canindé, em São Paulo.
Veja também
+ Após 4ª derrota, Marcinho aponta mudanças dos adversários
+ Veja como foi: Palmeiras 2x0 Ituano
+ Tabela e classificação do Paulistão
Formato do Paulistão completa 10 anos
A Federação Paulista de Futebol adotou esse formato atual em 2014, quando os oito classificados para as quartas finais passaram a ser os dois melhores de cada um dos quatro grupos. Times da mesma chave só se enfrentam em uma eventual quartas de final.
A classificação geral só serve para definir os dois rebaixados. Ou seja, os oito melhores no geral não necessariamente se garantem na próxima fase.
Essa brecha no regulamento, inclusive, beneficiou o próprio Ituano em 2023. O Galo fez apenas 12 pontos em 12 jogos da primeira fase e, mesmo com um aproveitamento de 33% e com a 13ª posição geral (entre 16 times), classificou-se para o mata-mata.
Claudinho comemora gol do Ituano contra o Santos pelo Paulistão de 2023
Miguel Schincariol/Ituano FC
Na rodada final da fase inicial daquela edição, contra o Santos, o Rubro-negro viveu em uma situação peculiar: seria rebaixado se empatasse ou iria para as quartas em caso de vitória.
Com o 3 a 0 sobre o Peixe, o Ituano se classificou, eliminou o Corinthians nos pênaltis e só perdeu na semifinal para o Palmeiras. Os dois times do seu grupo, Ferroviária e São Bento, foram rebaixados.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu