Geral

Codemge marca para o dia 6 de março nova audiência pública para concessão do Parque das Águas de Caxambu

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

09/02/2024 por Redação

A reunião, aberta a todos os interessados, acontece das 14h às 17h, no Palace Hotel. A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) marcou para o dia 6 de março a audiência pública para concessão do Parque das Águas de Caxambu. A reunião, aberta a todos os interessados, acontece das 14h às 17h, no Palace Hotel.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Segundo o governo, o objetivo é dar publicidade e transparência em relação às condições relevantes ao processo de licitação para a seleção de proposta mais vantajosa, com o intuito de celebrar o contrato de concessão do Parque das Águas de Caxambu. Além disso, o evento busca colher sugestões e contribuições para aprimoramento do processo.
A audiência pública faz parte da consulta pública que está aberta desde 29/12/2023 e vai até 8/3/2024. A consulta pública tem por propósito possibilitar que entidades da sociedade civil, turistas, população em geral e investidores contribuam com as definições do Edital a ser elaborado para concessão do empreendimento.
Codemge marca para o dia 6 de março nova audiência pública para concessão do Parque das Águas de Caxambu
Bruno Souza
Reabertura da concessão
A Codemge reabriu o processo de concessão do Parque das Águas de Caxambu com o intuito de aprimorar a qualidade do serviço prestado ao cidadão.
Após realização de estudos, reuniões com lideranças da comunidade de Caxambu e revisão dos documentos que compõem o processo de concessão, a Codemge inseriu mudanças significativas sobre alguns pontos propostos no certame que foi revogado em abril/2023.
Com o intuito de melhor equilibrar a preservação do patrimônio e o interesse do setor privado para gerir o ativo, a Codemge efetivou alterações como garantia da passagem gratuita para os moradores, previamente cadastrados, do bairro Bosque; impedimento de mudança no nome do parque, sendo obrigatório manter o nome Parque das Águas de Caxambu; maior clareza e delimitação do objeto da concessão, de forma a deixar mais evidente que o direito minerário, a mata (próxima ao parque) e a envasadora não fazem parte da concessão.
Balneário Hidroterápico, que fica dentro do Parque das Águas de Caxambu: local é o principal ponto turístico da cidade.
Crédito: Divulgação Prefeitura Municipal de Caxambu
Além disso, o prazo de obras de restauro e modernização dos equipamentos foi reduzido de 12 para três anos. A garantia de acesso gratuito da população de Caxambu às fontes do parque, das 7h às 9h, permanece mantida.
A concessão será para prestação de serviços de gestão, operação e manutenção, bem como a execução de obras e serviços de engenharia.
O Balneário Hidroterápico e seus equipamentos tais como banheiras, duchas, saunas, piscina interna também passarão a ser administrados pelo futuro concessionário.
O futuro concessionário poderá utilizar a água e suas fontes para manutenção do parque e do próprio balneário, porém a Codemge continuará com a responsabilidade pelo direito minerário.
Entre as ações a serem realizadas pelo futuro concessionário, está previsto um investimento na ordem de R$ 5 milhões. O prazo de vigência do contrato será de 30 anos.
Parque das Águas de Caxambu e Balneário
O Parque das Águas Dr. Lisandro Carneiro Guimarães é conhecido por suas águas minerais terapêuticas e conta com área de 210 mil metros quadrados, contendo um gêiser, um coreto, esculturas e diversos outros elementos paisagísticos e mobiliários, além de dez fontanários de águas minerais, cada uma delas com propriedades diferentes.
O empreendimento oferece atrações para todos os gostos e idades, com quadras de tênis de saibro, quadras de vôlei tradicional e de areia, pista de cooper, área de piquenique, piscinas de água mineral (adulto e infantil), vestiários, ringue de patinação e playground.
Balneário do Parque das Águas de Caxambu; portal de entrada para a Serra da Mantiqueira
Lucas Soares / G1
O conjunto arquitetônico e paisagístico do Parque das Águas integra o cenário urbano de Caxambu e a história da cidade. Os prédios do balneário, do engarrafamento de águas, dos fontanários e do coreto configuram um acervo arquitetônico, abarcando tipologias como ecletismo, art nouveau, art decó, neoclássico e moderno.
O parque também conta com mobiliário valioso, a exemplo das obras do Chico Cascateiro, das peças que decoram o balneário e da estátua Ninfa do Lago. Há também jardins, um lago ornamental e outro lago, de maiores dimensões.
Destacam-se as fontes de água mineral, com suas propriedades medicinais e seus pavilhões que as tornam únicas: Dona Leopoldina, Conde d’Eu e Princesa Isabel, Duque de Sax, Beleza, Dom Pedro, Viotti, Viotti Menor, Venâncio, Mayrink, e Ernestina Guedes.
Localizado dentro do Parque das Águas de Caxambu, o Balneário é um tradicional centro hidroterápico provido com os mais modernos equipamentos do mercado e instalações recém-reformadas.
Há mais de 50 serviços disponíveis, que se dividem entre banhos (de imersão em água mineral ou o aromático), duchas (como a Vichy, escocesa e a circular), sauna masculina úmida e seca, massagens (mediante agendamento), banheiras de Hidromassagem e o banho Pérola (banheira de hidromassagem que realiza uma relaxante esfoliação na pele, através de jatos de ar).
Há também os tratamentos faciais, depilação corporal e facial, terapias holísticas e tratamentos de medicina tradicional chinesa.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu