Geral

ARRAIAL D’AJUDA VIBRA COM A 23ª FESTA DE IEMANJÁ E SHOW DO OLODUM

Na sexta-feira, 2/2, uma multidão de praticantes, simpatizantes e turistas testemunharam as festividades em homenagem a Iemanjá, a rainha do mar e protetora dos pescadores. O coordenador do evento, José [...]

Rastro101
Com informações do site Queagito.com

06/02/2024 por Redação

Divulgação/Queagito.comDivulgação/Queagito.com
Na sexta-feira, 2/2, uma multidão de praticantes, simpatizantes e turistas testemunharam as festividades em homenagem a Iemanjá, a rainha do mar e protetora dos pescadores.

O coordenador do evento, José Luís da Candeias, Babalorixá do Ilê Axé de Xapanã (Trancoso/Sapirara) e representante da Associação Religiosa, Cultural, de Matrizes Africanas do Ilé Axé de Xapanã (ARCMAIAX), destacou a importância cultural e a linda festa com a presença de Olodum, diferencial da edição em 2024.


A programação teve início às 14h, na Praça São Brás, com Xirê, defumação, banho de cheiro e banho de pipoca. O cortejo partiu a pé, carregando o andor da imagem de Iemanjá, em direção à Igreja Nossa Sra d’Ajuda, para um momento de fé. Em seguida, o cortejo seguiu para a Praia dos Pescadores, ao som de canções Xirê e instrumentos como atabaques. Durante esse trajeto, os participantes renovaram seus pedidos de paz, amor e proteção.


As oferendas para Iemanjá, dispostas em balaios confeccionados pelos &8216filhos de santos&8217, expressaram gratidão e consistiram em rosas brancas com alfazemas borrifadas e enfeites biodegradáveis. Essas oferendas, com a intenção de paz, foram lançadas em barcos ao alto mar.
E TEM CARNAVAL

À noite, a festividade continuou com a apresentação de Olodum e a banda AFRO Bras, com shows a partir das 21h, na Praça São Brás. Uma celebração que uniu tradição, fé e música para homenagear Iemanjá, com muita dança e ritmo ao som dos tambores!

Esta celebração faz parte do calendário oficial de eventos do município e integra a campanha &8220O Verão Mora Aqui e Tem Carnaval&8221, da Prefeitura de Porto Seguro, através da pasta de Turismo.

“Esperamos que todos tenham desfrutado desse dia mágico, com efervecência cultural, espiritualidade e ritmos!”, destaca o prefeito, Jânio Natal, ao percorrer o circuito, avisando que é só o segundo dia de Carnaval e que a folia não vai parar até 22 de fevereiro!
Fonte: Secom – Porto Seguro

Link curto:

TÓPICOS:

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu