Geral

Igreja faz cerimônia aberta ao público para padre de Roraima nomeado como bispo no interior do Amazonas

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

03/02/2024 por Redação

Cerimônia de ordenação episcopal do padre Raimundo Vanthuy Neto, nomeado pelo Papa Francisco, como Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, acontece neste domingo (4), às 8h30, no Ginásio Totozão, Centro de Boa Vista. Padre Raimundo Vanthuy Neto, nomeado pelo Papa Francisco, como Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira.
Divulgação/Diocese de Roraima
A Igreja Católica em Roraima promove neste domingo (4) a cerimônia de ordenação episcopal do padre Raimundo Vanthuy Neto, nomeado pelo Papa Francisco para a função de Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas. O evento é aberto ao público e ocorre no Ginásio Totozão, no Centro de Boa Vista.
A cerimônia começa às 8h30 e será celebrada pelo cardeal Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus e presidente do Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte1).
O padre Raimundo Vanthuy Neto assume como da igreja do Alto Rio Negro no próximo dia 11 de fevereiro. A posse dele está marcada para ocorrer às 8h no Ginásio Arnaldo Coimbra, na cidade de São Gabriel da Cachoeira.
Esta é a primeira vez que a igreja Católica em Roraima promove a ordenação episcopal de um padre para torná-lo bispo em uma região amazônica. Vanthuy Neto comentou sobre os desafios a serem enfrentados ao assumir uma nova Diocese.
“O primeiro desafio, é o da comunicação. São Gabriel é a região mais plural que o Brasil tem. São 23 povos, mais de 18 línguas. Segundo é o isolamento, São Gabriel ainda é muito isolado, (...) agora que começa a chegar uma internet de melhor qualidade em São Gabriel através do Starlink. E pra mim o primeiro sinal da minha vida vai ser ficar calado, escutar até porque alguns eu não vou compreender por causa da língua. Segundo amá-los como eles são, porque o amor também ama os limites e os defeitos”, enfatizou.
“A Igreja de Roraima me fez padre da Amazônia, com uma preocupação principal do cuidado com os povos indígenas, com a casa comum [...], disse o padre.
Segundo o bispo de Diocese de Roraima, Dom Evaristo Pascoal Spengler, faz parte do rito de ordenação de um bispo a entrega de insígnias que são símbolos ou sinais visíveis da missão do bispo, entre eles o anel, o ábaco e a mitra.
“O anel o bispo recebe no dedo anelar da mão direita como símbolo de amor e fidelidade e da união com a igreja, esposa de Cristo. Ele deverá usar o anel sempre dentro e fora das celebrações. Outro sinal e a mitra, que é símbolo da santidade que o bispo chamado a viver como entrega de amor como foi Jesus, disse o bispo de Roraima.
Em novembro de 2023, o Papa Francisco nomeou Vanthuy Neto como novo bispo do terceiro maior município brasileiro em extensão territorial, localizado na fronteira com a Colômbia e a Venezuela. Em Roraima, Vanthuy Neto é reitor do santuário diocesano Nossa Senhora Aparecida e do Seminário Propedêutico.
Padre Raimundo Vanthuy Neto
Padre Raimundo Vanthuy Neto tem 50 anos. Ele nasceu em 10 de maio de 1973, em Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, diocese de Mossoró. Em 1991 ingressou no Seminário São José da arquidiocese de Manaus, onde fez seus estudos de Filosofia e Teologia no então Centro de Estudos do Comportamento Humano. Foi ordenado diácono em 11 de julho de 1999 e presbítero em 3 de junho de 2001.
Mestre em Teologia, com especialização em Missiologia (1998/2000) pela então Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Fez seu estágio diaconal na Paróquia Sagrada Família – diocese de Santos (1998/2000). Foi diretor e professor do Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (2014/17), hoje Faculdade Católica do Amazonas.
Colabora com os estudos sobre o Cristianismo e Povos Indígenas na Amazônia. Acompanha a vida eclesial desta região com seus encontros inter regionais de bispos desde 1997, quando se celebrou os 25 anos do Documento de Santarém. Participou como auditor do Sínodo para a Amazônia 2019.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu