Esporte

Veja o que mudou no Bahia desde o vexatório 6 a 0 para o Sport

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

03/02/2024 por Redação

Tricolor enfrenta Leão da Ilha pela primeira vez após derrota de goleada em jogo da Copa do Nordeste 2023 O Bahia vai disputar o primeiro clássico regional da temporada com lembranças amargas. Há quase um ano, o Tricolor visitou o Sport, na Ilha do Retiro, pela 5ª rodada da Copa do Nordeste, e levou uma goleada histórica de 6 a 0, resultado que deixa cicatrizes no torcedor até hoje. Neste domingo, porém, após reformulação e mudanças no elenco, o Esquadrão tem a chance de escrever uma nova história e ofuscar o capítulo do ano passado.
Siga o ge Bahia nos Canais do Whatsapp
Maiores potências do Nordeste, Sport x Bahia é um jogo com muita história
Diante deste cenário, o ge listou alguns fatores que mudaram no Bahia desde o último confronto entre as duas equipes, lá em 22 fevereiro de 2023, e como os times chegam para mais um clássico regional.
+ Veja mais notícias sobre o Bahia
+ Veja a tabela completa da Copa do Nordeste
Bahia e Sport se enfrentam pela primeira rodada da Copa do Nordeste 2024
Arte/ge
O começo de um trabalho
À época, o Tricolor baiano vivia um misto de empolgação e incerteza nos primeiros atos após a aquisição de 90% da SAF do Bahia pelo Grupo City. O time também mudou seu patamar no mercado de contratações e olhava para o futuro com esperanças de bons resultados esportivos.
Essa esperança tricolor perpassava, também, pelo trabalho do técnico Renato Paiva, que chegou ao Bahia como uma aposta e ainda estava em busca de um time ideal para dar sequência à temporada.
Até o duelo contra o Sport, o saldo do técnico português era positivo. Ele tinha conquistado oito vitórias e um empate, e sofrido três derrotas em doze jogos à frente da equipe (69% de aproveitamento).
Renato Paiva em treino pelo Bahia
Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação
Contudo, oito dias antes de ir a Pernambuco, o Bahia deu sinais de fraqueza ao ser dominado e perder para o Fortaleza, por 3 a 0, na Arena Fonte Nova, pela 3ª rodada do Nordestão. Era talvez um prenúncio de que o time ainda estava um nível abaixo dos seus principais concorrentes ao título da competição.
A instabilidade em campo e a falta de repertório da equipe culminaram na demissão de Renato Paiva após o empate contra o Vasco, na 22ª rodada do Brasileirão do ano passado. Rogério Ceni foi o seu substituto e salvou o clube da degola, mas só na última rodada.
O próprio Rogério Ceni, inclusive, projetou um jogo difícil contra o Sport em entrevista coletiva na última quarta-feira, mas pediu um Bahia protagonista no clássico regional.
- Sabendo que é um adversário muito mais tradicional. Agora, é um pouco do sistema de jogo, que ainda requer repetições, treinamentos e ajustes. Às vezes alguém esquece de fazer algo, se alguém falhar numa marcação, tende a estourar lá atrás. Tem que ter um time muito exato. Grupo compacto de jogadores, mas não pode ter linhas quebradas.
Clássico extremamente tradicional, jogo na nossa casa e temos que ser protagonistas no jogo, tentar ter o controle do jogo.
Saídas e permanências
Marcos Victor e Cadu Santoro
Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação
E não foi só o comando técnico que mudou. Daquele time que entrou em campo contra o Sport, apenas três atletas continuam entre os titulares e são utilizados com frequência entre os onze iniciais até hoje: Marcos Felipe, Cauly e Everaldo. Outros ainda fazem parte do elenco atual e oscilam entre a titularidade e o banco de reservas, como Marcos Victor, Ryan e Acevedo.
Já alguns jogadores não fazem mais parte do elenco tricolor. Raul Gustavo, Douglas Borel, Miquéias, Jacaré e Kayky, por exemplo, não vestem mais a camisa azul, vermelha e branca.
O time titular do Bahia no 6 a 0 contra o Sport era o seguinte: Marcos Felipe; Douglas Borel, Marcos Victor, Raul Gustavo e Ryan; Miqueias, Acevedo e Cauly; Jacaré, Kayky e Everaldo.
Estreia de Cauly
Cauly em ação pelo Bahia
Felipe Oliveira / EC Bahia
O desempenho abaixo do Bahia neste duelo contra o Leão da Ilha ofuscou o brilho de um dos atletas que viria a ser referência dentro do elenco: Cauly.
Ainda desconhecido, o meia contratado junto ao Ludogorets fez sua estreia com a camisa tricolor justamente contra o Sport e não mostrou bom futebol, assim como todo o time. Para sorte do torcedor, o baque da goleada não afetou Cauly a longo prazo, e o jogador logo se tornou peça fundamental na sequência de 2023.
- Para falar a verdade, 6 a 0 não é um resultado normal, temos que aceitar essa bronca e essa cobrança. Foi uma situação nova para mim, não conhecia, mas futebol é assim, é resultado. Alguns jogos são bons, outros são ruins, e têm jogos que a gente não consegue explicar, mas é normal essa cobrança. Creio que agora, com a chegada do Grupo [City], a torcida tem uma expectativa muito grande. Mas acho que todos nós temos que ter paciência e acreditar no processo, que eu acho que vai ser muito bom para o clube e para os jogadores. Por isso, acredito que temos que achar o equilíbrio entre paciência e cobrança, que é algo normal - disse o meia ao ge, em março de 2023.
Juba muda de lado
Luciano Juba comemora gol em Sport x Bahia
Aldo Carneiro/Pernambuco Press
Além de Cauly, outro jogador importante no esquema do técnico Rogério Ceni é Luciano Juba, que foi poupado na última rodada justamente para encarar o Sport neste domingo. Será a primeira vez que o ala vai jogar contra o seu ex-time.
Juba foi um dos destaques do Leão da Ilha na temporada passada e marcou duas vezes na goleada contra o Bahia, de pênalti e de falta. Contudo, ainda em março de 2023, o Tricolor assinou um pré-contrato com o jogador e deixou a rivalidade entre as duas torcidas ainda mais acirrada.
Ao chegar ao Bahia, o jogador passou por um processo de adaptação e oscilação, mas ajudou a equipe a se livrar do rebaixamento e, hoje, caminha para ser um nome importante no elenco.
Bahia chega mais forte
Everton Ribeiro viaja para Manchester na madrugada desta terça-feira
Tiago Caldas /EC Bahia
Se na temporada passada o Bahia ainda tentava se encontrar diante de um cenário completamente novo, neste ano a história é outra.
A base do time que terminou 2023 foi mantida e a diretoria se movimentou para trazer nomes de peso e reforçar ainda mais o elenco, como Everton Ribeiro, Jean Lucas, Caio Alexandre e Victor Cuesta.
Além disso, o momento é de confiança. O time principal do Tricolor entrou em campo três vezes neste ano, todas pelo Campeonato Baiano, e sobrou contra os adversários, com 100% de aproveitamento. Os novos contratados, inclusive, deixaram gols, assistências e boas impressões nestas partidas.
Decepção na final
Jogadores do Sport abraçados durante a disputa de pênaltis na final da Copa do Nordeste
Marlon Costa / Pernambuco Press
O lado rubro-negro estava sob fortes expectativas no início de 2023 para retomar o protagonismo regional na Copa do Nordeste e, principalmente, garantir o acesso à Série A. Para se ter uma ideia, nos primeiros 25 jogos da temporada passada, o Leão da Ilha só havia perdido um, para o Ceará, logo antes de enfrentar o Bahia.
Todo esse cenário positivo elevou a expectativa dos pernambucanos, que deixaram o título do Nordestão escapar ao perder para o próprio Vozão, nos pênaltis, em plena Ilha do Retiro.
Ladeira abaixo e reformulação
Mariano Soso e comissão técnica do Sport no CT do clube
Paulo Paiva/Sport
O Sport até deu sinais de recuperação, com bons resultados no início da Série B. Mas a equipe caiu de rendimento no segundo turno da competição nacional e deixou o acesso escapar ao terminar na 7ª posição.
O insucesso provocou mudanças. Se na época da goleada o Leão vivia uma lua de mel com o então técnico Enderson Moreira, a ponto de o presidente Yuri Romão se derreter em elogios a ele, hoje, o Sport aposta em um treinador estrangeiro, o argentino Mariano Soso, e também abriu a carteira, dentro das suas possibilidades, para reforçar o elenco.
Para ter Thiago Couto, Gustavo Coutinho e Romarinho, o Leão investiu cerca de R$ 12 milhões (se completados todos os gatilhos acertados). O mais novo reforço também chama atenção: Lucas Lima, do Santos, acertou o retorno ao clube que defendeu em 2013, por empréstimo, mas ainda não está apto para jogar.
+ Guia da Copa do Nordeste 2024: tudo o que você precisa saber sobre o regional
Agora, as mudanças que ocorreram no último ano, as decepções, as conquistas e a disparidade dos elencos, tudo cai por terra na hora que a bola rola. Afinal, clássico é clássico! O jogo está marcado para as 16h deste domingo (de Brasília), na Arena Fonte Nova, pela 1ª rodada da Copa do Nordeste.
*Estagiário sob a supervisão do repórter Tiago Lemos
**Colaborou o repórter Alexandre Barbosa

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu