Geral

Após laudo apontar dano irreversível, casarão tombado do século 20 na região central de SP será demolido nesta sexta-feira

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

02/02/2024 por Redação

Conhecido como casarão das muletas por passar os últimos anos escorado por estacas, a casa da Rua Artur Prado, 376, foi construída em 1913 e estava desocupada desde a década de 80. Prédio foi interditado pela Defesa Civil no dia 13 de janeiro. Casarão tombado do século 20 na região central de SP será demolido nesta sexta-feira
Divulgação
Após o Departamento do Patrimônio Histórico da capital paulista confirmar dano irreversível do casarão da Bela Vista, que ficou conhecido como casarão das muletas por passar os últimos anos escorado por estacas na região central de São Paulo, a estrutura será demolida na manhã desta sexta-feira (2).
Finalmente o casarão será demolido e vai acabar o medo das famílias em dias de chuva, de danos nos patrimônios das pessoas vizinhas. Sem contar que havia muito lixo acumulado, mau cheiro, e tinha a questão de segurança por ser um prédio vulnerável, afirmou o morador Sérgio Kapustan à TV Globo.
Se inscreva no canal do g1 SP no WhatsApp aqui
A demolição foi definida depois que um lado feito por uma empresa contratada pela Subprefeitura da Sé apontou que o imóvel precisava ser demolido imediatamente por risco de colapso. O prédio foi interditado pela Defesa Civil no dia 13 de janeiro após quase cair.
Casarão da Bela Vista, região central de SP
Arquivo Pessoal/Gabriel Rostey
Segundo a reportagem da TV Globo apurou, a subprefeitura Sé iniciou o processo para contratação emergencial para a demolição do casarão, tendo em vista que o proprietário não foi localizado. Uma reunião definiu como o imóvel seria demolido no dia 29 de janeiro.
Casarão no Centro de SP precisa ser demolido imediatamente, aponta laudo
Conhecido como casarão das muletas por passar os últimos anos escorado por estacas, a casa da Rua Artur Prado, 376, foi construída em 1913 e abrigou a família Ribeiro da Luz até meados dos anos 1980.
Desde então, nunca mais ninguém morou lá. O imóvel foi tombado pelo patrimônio histórico do município em 2002.
Casarão tombado interditado na Bela Vista
Gabriel Rostey/arquivo pessoal
Interdição
No dia 13 de janeiro, policiais, Defesa Civil e até os bombeiros foram ao casarão após vizinhos denunciarem ameaça de desmoronamento. Ninguém ficou ferido.
A Defesa Civil informou que fez uma vistoria e verificou que o imóvel estava abandonado e com risco iminente de queda. Desta forma foi realizada a interdição parcial da entrada de veículos do Edifício Artur Prado e Interdição parcial do quarto do apartamento 11 [do prédio vizinho].
Casarão tombado corre risco de desabar no Centro de SP
Reprodução/TV Globo
Segundo Gabriel Rostey, consultor em política urbana, patrimônio cultural e turismo, vizinho do casarão, às 14h do sábado, uma parte da fachada desmoronou.
Fez um barulhão, aí tem tijolos, tudo. A construção ficou torta. Foi isso que aconteceu e a moradora chamou a Defesa Civil, disse.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu