Geral

Falha em freio pode ter causado acidente que derramou ácido em rio de Joinville, diz polícia; VÍDEO

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

30/01/2024 por Redação

Caminhão que transportava ácido sulfônico tombou em rodovia e parte da carga caiu no rio que abastece a cidade mais populosa de Santa Catarina. Assista ao vídeo do acidente que provocou vazamento de ácido em rio de Joinville
Uma falha no freio do caminhão pode ter sido a causa do acidente que causou o vazamento de ácido sulfônico em um rio de Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina. O veículo que transportava ácido sulfônico tombou na SC-418 e parte da carga caiu no rio que abastece o município.
A informação é da Polícia Civil, que apura o caso. Um vídeo mostra o momento do acidente (assista acima). O motorista sofreu ferimentos leves, passou a noite em observação e recebeu alta nesta terça-feira (30), segundo a prefeitura de Joinville.
O caminhão estava carregado do produto que contaminou o Rio Seco, afluente do Rio Cubatão. Após o acidente, o abastecimento de água foi interrompido em 75% da cidade, que tem 616.323 habitantes.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Segundo o delegado Rafaello Ross, todas essas informações serão confirmadas através das perícias. Além da perícia solicitada no caminhão e uma realizada no local do acidente, a Polícia Civil solicitou uma análise ambiental para contabilizar a extensão do dano ambiental.
Pelo relato inicial da ocorrência, e até pela imagem que aparece no vídeo, foi uma falha mecânica no caminhão, possivelmente o sistema de freios. Então, aquilo fez com que o motorista perdesse o controle na decida e acabasse colidindo, disse o investigador.
Mercados têm prateleiras de água vazias após vazamento
O que é a substância que vazou em rio e deixou parte de cidade sem água
Conforme a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv), ainda nesta terça-feira será feita uma análise da situação na pista e a remoção das 122 bombonas com o produto tóxico.
Em seguida, vai ser mobilizado um sistema de siga e pare para liberar o trânsito parcial no trecho, conhecido como Serra Dona Francisca.
Caminhão tomba, pega fogo, interdita serra e produto químico vaza em rio de SC
Transtornos
Por conta do desabastecimento de água, mercados registraram tumulto, longas filas e falta de garrafas de água desde o início da tarde de segunda-feira (29).
A orientação do Procon é para que a população economize água e não pague preços abusivos pelo produto, pois não há ressarcimento de valores.
Com ETA fechada, mercadores registraram muito movimento nesta segunda-feira
Redes sociais/ Reprodução
Em nota, a Buschle & Lepper Distribuidora de Produtos Químicos informou que o caminhão transportava o ácido para a unidade de distribuição de Joinville. Afirmou que está acompanhando a identificação das causas do acidente e as providências necessárias para mitigar os impactos socioambientais (nota no fim do texto).
Procon fiscaliza preços abusivos após desabastecimento de água
Governo reconhece situação de emergência em Joinville
Produto tóxico
Segundo Daniele Legat Albino, gerente do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), o contato direto com o material pode causar desde queimaduras na pele a lesões oculares graves. A substância também é nociva por inalação e ingestão.
Por conta da capacidade de tornar óleos mais solúveis, o ácido sulfônico costuma ser usado para produzir detergentes e produtos de limpeza em geral.
Acidente provocou contaminação de águas em Joinville
Arte/G1
O que diz a empresa
A Buschle & Lepper Distribuidora de Produtos Químicos vem a público informar que o caminhão cujo acidente na SC-418 resultou no vazamento do produto químico, transportava o Ácido Sulfônico para a unidade de distribuição de Joinville. Este insumo, utilizado para a produção de detergentes e similares, era transportado pela empresa terceirizada Transpare Transportes (Inlog). A transportadora é homologada para esta atividade pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além de possuir as certificações necessárias para o transporte de produtos químicos.
A empresa lamenta as consequências desta ocorrência para o abastecimento de água de Joinville e para o meio ambiente, informa que seus técnicos estão atuando junto ao Gabinete de Crise da Prefeitura de Joinville desde esta manhã para contribuir na busca de soluções para os danos causados e que está acompanhando junto à Inlog a identificação das causas do acidente, as providências necessárias para mitigar os impactos socioambientais e a evolução do quadro de saúde do motorista.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu