Geral

Incêndio do Parque do Cocó foi causada por ação humana, identificam técnicos

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

29/01/2024 por Redação

Conforme a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), o fogo iniciou no sopé de uma duna, em uma área próxima ao Parque Eólico. Incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza.
Governo do Ceará/Reprodução
O incêndio que atingiu o Parque do Cocó em janeiro deste ano teve origem causada pelo homem, identificou a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) após investigação. O órgão constatou o fato analisando a área atingida, por meio de amostragem.
De acordo com os técnicos que visitaram o local após o Corpo de Bombeiros conseguir conter o fogo, o incêndio iniciou no sopé de uma duna, em uma área próxima ao Parque Eólico, no dia 17 de janeiro.
LEIA TAMBÉM:
Vereador é preso em flagrante suspeito de homicídio no interior do Ceará
Filho de Zé Vaqueiro passa mal após queda de saturação: é muito difícil, diz mãe
A porção predominantemente atingida era composta de uma capoeira (área agrícola com gramíneas) e vegetação de tabuleiro, neste último, o dano se concentrou nos estratos herbáceos e arbustivos, apontou o órgão.
Ainda não foi possível identificar a autoria da queimada, mas buscas continuam.
Fogo consumiu cerca de 10 hectares do parque
Vídeo de drone mostra área afetada por incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza
De acordo com a a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará, os cálculos preliminares apontam que o fogo consumiu uma área de cerca de 10 hectares do parque, considerado o maior parque natural em área urbana do Norte e Nordeste, com uma área total de 1.581,29 hectares.
O fogo iniciou na noite do dia 17 de janeiro. No auge das chamas, na quinta-feira (18), a fumaça se espalhou por vários bairros da capital cearense e chegou até o município de Caucaia, distante 30 km do parque.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas entre o sábado (20) e o domingo (21). O governador Elmano de Freitas parabenizou o trabalho dos bombeiros e afirmou que o trabalho segue agora para rigorosa apuração das causas do incêndio.
Incêndio atinge área de mata do Parque do Cocó, em Fortaleza
Arquivo pessoal
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu