Esporte

Atlético-MG x Cruzeiro: Ministério Público respeita acordo, mas não se opõe a clássico com duas torcidas

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

29/01/2024 por Redação

Representante do Ministério Público diz que entidade e a Polícia Militar seriam capazes de continuar garantindo condições para presença de torcidas rivais nos clássico em Belo Horizonte Após a oficialização de Atlético-MG e Cruzeiro sobre o acordo para realização de clássicos com torcida única até 2025, o Ministério Público de Minas Gerais se pronunciou sobre o assunto. Garantiu que não houve qualquer interferência de entidades públicas no caso.
Notícias do Atlético
Notícias do Cruzeiro
Executivo da SAF do Cruzeiro defende clássico com torcida única
Em conteúdo divulgado pelo MPMG, Fernando Ferreira Abreu, promotor de justiça do PROCON, explica que há apoio dos órgãos de segurança pública para que o clássico siga com a presença de torcedores do clube visitante.
- Deliberação única e exclusiva dos clubes, seguindo os próprios interesses. Minas sempre se notabilizou por permitir os clássicos inclusive meio a meio. Antes, 10% para torcida visitante, também por vontade dos clubes.
O fato é: a questão não envolve segurança pública. A polícia militar e o Ministério Público dão todo apoio para que os clubes façam os jogos com torcida visitante. Não é um problema de segurança pública.
O promotor também destaca o fato de que há os interesses dos clubes pelo fato de a segurança dentro dos estádios ser de responsabilidade privada, não pública.
Felipão detona Atlético x Cruzeiro com torcida única: ridículo
- Tendo essa situação de torcida única, será uma deliberação única e exclusiva dos clubes, a qual o Ministério Público e a Polícia Militar respeitam, porque a segurança interna nos estádios é de atribuições dos clubes. Não podemos falar sobre segurança pública, é um problema interno dos clubes. No âmbito do Ministério Público e da Polícia Militar, não haveria problema para realização com torcida visitante.
Fernando também explica que a ausência de torcida visitante não é proibida pelo Regulamento Geral de Competições das entidades que organizam as competições no Brasil. Desta forma, a situação depende apenas de um acordo firmado entre clubes.
- Um ponto precisa ser destacado: de acordo com o Regulamento Geral de Competições, a solicitação de ingressos para a torcida visitante cabe ao clube visitante. Logo, em tese, é possível que os clubes pactuem neste sentido.
Os clubes oficializaram, na tarde desta segunda-feira, acordo para que todos os clássicos até o final de 2025 sejam realizados com presença somente da torcida mandante. O primeiro será no sábado, apenas com atleticanos na Arena MRV.
Mineirão dividido pelas torcidas de Atlético-MG e Cruzeiro para final do Campeonato Mineiro
Gabriel Duarte
Segundo Atlético e Cruzeiro, o acordo assinado contempla todas as competições organizadas por Federação Mineira de Futebol e CBF, mas ambos também admitiram que no caso de eventuais jogos por torneios da Conmebol, os clubes se comprometem a envidar esforços para que as partidas também ocorram sem torcida visitante.
O processo que envolveu o acordo entre os clubes causou declarações fortes de ambos os lados. Nesse domingo, Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro, criticou Sérgio Coelho, presidente do Atlético por uma entrevista sobre o assunto. Nesta segunda, o mandatário alvinegro respondeu ao rival, alegando que houve interesse cruzeirense de desfazer o acordo assinado na última semana.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu