Geral

Após Manaus entrar em alerta por aumento de casos de dengue, FVS-AM orienta sobre meios de prevenção

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

29/01/2024 por Redação

Em Manaus, os casos da doença mais que dobraram na última semana. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), já são mais de 520 casos, em 2024. Agente vistoriando residência atrás de focos de dengue em Manaus (AM)
Semsa
Após o cenário epidemiológico da dengue colocar Manaus em situação de alerta, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), orienta a população sobre os meios de prevenir a doença, nesta segunda-feira (29).
Em Manaus, os casos da doença mais que dobraram na última semana. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), já são mais de 520 casos, em 2024.
De acordo com a FVS-AM, a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti é a principal forma de prevenção às arboviroses, incluindo dengue, chikungunya e zika. A fundação informou ainda que 66% dos depósitos das larvas do mosquito poderiam ser eliminados com vistoria semanal.
Entre os principais depósitos domésticos que podem causar a proliferação do mosquito estão caixas d’águas, vasos de planta, calhas de chuva e lixo acumulado em ambiente residencial ou profissional. Por isso, é importante que o morador faça uma vistoria semanal em casa ou ambiente de trabalho para combater o mosquito transmissor das doenças.
O secretário da SES-AM, Anoar Samad, alertou que cada um dos depósitos, que possam funcionar como criadouros de Aedes aegypti, devem ser eliminados.
“É muito importante que a população contribua, verificando, em casa ou no trabalho, qualquer recipiente que acumule água e a mantenha parada, como caixa d’água destampada, vasinho de planta, pneu e lata”, alerta.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza que a contribuição da população é ainda mais preciosa diante do período chuvoso onde são esperados registros de casos de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.
“Eliminar os criadouros é a principal medida de prevenção. Se não tem depósitos, não tem mosquito. Por isso, o apelo para que a população seja um ator importante na identificação e eliminação do Aedes aegypti”, disse a diretora Tatyana.
O servidor público Charley Marcondes, de 52 anos, recebeu o diagnóstico de dengue, nesta segunda quinzena de janeiro, e também apela para a responsabilidade de cada um na eliminação de criadouros. “Tive dor de cabeça, calafrios e manchas vermelhas em todo o corpo. Por isso, é importante que cada pessoa faça sua parte no combate a esse mosquito”, ressaltou Charley.
Vistoria semanal
Para evitar as arboviroses, a orientação é que a população aplique a estratégia dos 10 minutos de vistoria por semana de possíveis criadouros do mosquito para manter a casa, ambiente de trabalho e escola livre do mosquito. A inspeção é uma medida simples e pode ser implementada no cotidiano.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu