Geral

Após MG decretar emergência por dengue, veja a situação das cidades da Zona da Mata e Campos das Vertentes

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

29/01/2024 por Redação

Os municípios das duas regiões com maior número de notificações são Cataguases e Barroso, respectivamente. Confira também os dados da SES-MG referentes à chikungunya e zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Mosquito Aedes aegypti é o transmissões da dengue
SES-MG/Divulgação
Na última semana, o governo de Minas Gerais decretou situação de emergência por causa do grande número de casos de dengue. Diante da situação, o g1 analisou a situação nas maiores cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, bem como daquelas com maior notificações de casos.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
As informações têm como base o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgado no dia 22. As cidades da Zona da Mata e Vertentes com mais registros de dengue foram Cataguases e Barroso, respectivamente.
De acordo com o boletim, foram contabilizados 11.490 casos de dengue no estado. Um óbito foi confirmado e 14 estão em investigação.
Minas Gerais é o estado com mais casos prováveis de dengue em todo o Brasil
Veja quais as cidades das duas regiões com maior número de casos
Cidades com mais casos de dengue nas regiões
Veja a situação nas 10 maiores cidades das regiões
Casos de dengue nas maiores cidades das regiões
Cidades da Zona da Mata e Vertentes registram aumento nos casos de dengue
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Chikungunya e zika
De acordo com a SES-MG, em relação à chikungunya, foram registrados 3.067 casos e uma morte pela doença. Quanto ao vírus zika, até o momento, foram contabilizados dois casos prováveis. Também não há óbitos confirmados ou em investigação em Minas Gerais.
Vacina contra dengue
O Ministério da Saúde divulgou na última quinta-feira (25) que 22 municípios mineiros vão receber doses da vacina para combate à dengue. Nenhuma cidade da Zona da Mata e Vertentes está incluída nesta primeira remessa.
Dados disponibilizados pelas Secretarias de Saúde dos estados e municípios, mostram que crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos, estão entre o público com maior número de internações pela doença.
O Ministério da Saúde aguarda o recebimento de mais de 6 milhões de doses, sendo 5,2 milhões compradas do laboratório Takeda e 1,3 milhões de doses doadas. São necessárias duas aplicações para a imunização completa em uma janela de três meses.
Veja quais cidades mineiras vão receber a dose de vacina contra dengue
Alerta 2024
O Ministério da Saúde fez uma projeção de casos de dengue para 2024 e afirmou que Minas Gerais tem “potencial epidêmico” de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Segundo a secretaria, com a chegada do período chuvoso e das temperaturas elevadas, historicamente o número de casos de dengue, chikungunya e zika sobe significativamente.
E neste verão, a probabilidade deve ser potencializada devido às mudanças climáticas e dos efeitos do El Niño.
LEIA TAMBÉM:
Dengue: veja como evitar, quais os sintomas, cuidados e tratamento
Casos de dengue no país têm boom em 2024 e dobram em relação ao mesmo período de 2023
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campo das Vertentes

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu