Geral

Moradores ficam sem água potável após temporal atingir cidade da Bahia

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

26/01/2024 por Redação

Caso aconteceu no município de Urandi, na região sudoeste do estado. Moradores ficam sem água potável após cidade da Bahia ser atingida por temporal
Reprodução/TV Sudoeste
Moradores do município de Urandi, no sudoeste do estado, estão há quatro dias sem água, por causa de fortes chuvas que atingiram a cidade na última segunda-feira (26). Até esta sexta-feira (26), a situação ainda não foi normalizada.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
O abastecimento em toda a cidade, que tem cerca de 17 mil habitantes, é feito através da nascente do rio Cabeceiras e Raiz. Logo, o fornecimento de água em Urandi não é realizado por meio de uma empresa privada.
Cidade do sul da Bahia registra desalojados após forte chuva
Segundo os moradores, por causa das fortes chuvas e da obra de instalação de um parque eólico, houve um deslizamento de terra no local e a nascente, que era limpa e possuía água potável, encontra-se com terra e barro.
Os habitantes receberam nos últimos dias nas torneiras dos imóveis água imprópria para consumo, e por causa disso, carros pipas realizam o abastecimento de água de forma emergencial.
Foi realizada na manhã desta sexta-feira (26), uma audiência pública com a presença do Ministério Público Ambiental, do Inema, de membros da Prefeitura e da Câmara de Vereadores para debater os impactos ambientais causados pela obra do parque eólico.
LEIA TAMBÉM
Tubulação de condomínio rompe, causa deslizamento de terra e casas são invadidas por lama
Rajadas de ventos assustam banhistas em praias e chuvas provocam alagamentos
Por meio de nota, o Parque Eólico Serra das Almas informou que tem monitorado os recursos hídricos da área, com a realização de amostras das nascentes para análise da qualidade da água.
Até o momento, segundo a empresa, não foram verificados parâmetros acima dos valores máximos permitidos pela portaria do Ministério da Saúde.
A empresa disse ainda que o estudo realizado evidenciou que as áreas das nascentes não sofreram danos e que mantém contato com a população e as autoridades com a disponibilidade de caminhões pipa e galões de água mineral.
Água de nascente no município de Urandi, na região sudoeste do estado
Reprodução/TV Sudoeste
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu