Geral

70 animais marinhos morrem encalhados no RN em um mês, maior registro no litoral oriental do estado em 25 anos

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

26/01/2024 por Redação

Dados são do projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do RN (UERN), que monitora as praias potiguares desde 1998. Casos aconteceram entre dezembro e janeiro. Golfinho foi encontrado morto com marca de mordida de tubarão no litoral do RN
Alinne Botelho/Projeto Mamíferos Marinhos/Cedida
Pelo menos 70 animais marinhos - entre tartarugas e golfinhos - morreram após serem encontrados encalhados no litoral do Rio Grande do Norte entre o fim de dezembro e este mês de janeiro.
Esse registro é o maior em 25 anos no chamado litoral oriental do estado, de acordo com o projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do RN (UERN), que monitora as praias potiguares desde 1998.
O litoral oriental abrange uma faixa costeira que vai do município de Baía Formosa ao município de Caiçara do Norte.
Trecho considerado como litoral oriental do RN representa boa parte do litoral do estado
Google maps
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24) e mostram um recorte que começou a ser contabilizado no dia 24 de dezembro de 2023, quando animais mortos começaram a aparecer em maior número na costa do estado.
Ao todo, neste período, foram encontrados 72 animais marinhos, sendo:
63 tartarugas marinhas; e
9 golfinhos
Desse total, duas tartarguras sobreviveram.
É um número que supera, e muito, todos os nossos registros de 25 anos de estudos que a UERN realiza no litoral do Rio Grande do Norte, disse o biólogo Flávio Lima, coordenador do projeto Cetáceos.
Em um mês, 72 animais marinhos foram encontrados encalhados no RN
O professor relatou que o projeto chegou a atender, em um único dia, cinco animais encalhados em praias do estado.
Um dos golfinhos, da espécie boto-cinza, (foto acima) apresentava uma mordida de tubarão, apontou a necrópsia feita pela equipe do projeto. Ele se tornou presa depois de se enroscar em uma rede de pesca.
Possivelmente emalhou-se numa rede, foram feitos cortes no corpo pra liberar o animal da rede, e, na sequência esse animal foi predado. A necropsia aponta essa sequência de fatos, disse o professor.
A Associação Tubarões da Costa do RN explicou que o tubarão é um predador oportunista e se aproveita de golfinhos enfermos ou filhotes, o que ocorreu neste caso. A associação diz que o caso não indica que haja qualquer desequilibrio ambiental e nem riscos à população.
Tartaruga que encalhou foi resgatada e está sob cuidados do Projeto Cetáceos
Divulgação
Animais mais próximos da costa e mais gente nas praias
Para o biólogo Flávio Lima, entre os fatores que contribuem para o aumento no número de casos neste período do ano estão a aproximação de algumas espécies da costa e o maior número de banhistas nas praias.
Nessa época do ano nós temos de fato um período em que alguns animais, como as tartarugas marinhas, se aproximam mais da costa, mais das praias, para reprodução, explicou.
Biólogo explica aumento de casos de animais encalhados
O outro fato é que nós temos um número maior de pessoas fazendo um uso das praias na temporada de veraneio. Isso leva ao maior número de lixo sendo jogados ao mar, infelizmente, o que representa na maioria da morte desses animais, pontuou.
Além disso, o biológo cita que alguns animais resgatados apresentam sinais de interação com pescas e também de atropelamento por embarcações.
Tartaruga morta encontrada no litoral do RN neste mês de janeiro
Cedida/Projeto Cetáceos
O biólogo Flávio diz que historicamente o aumento de casos neste período do ano é normal, mas o que está chamando a atenção é uma elevação em relação aos anos anteriores. Para ele, isso muito provavelmente se deve ao maior uso dessas áreas costeiras do nosso estado.
O lixo descartado incorretamente nas praias também aumenta esse número, reitera o presidente do Centro de Estudos de Monitoramento Ambiental (Cemam), Daniel Solon. Os animais acabam por ingerir esse lixo e encalham, explicou.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado
Vídeos mais assistidos do g1 RN

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu