Geral

Empresa que aluga caminhões da coleta de lixo para Bauru pede rescisão do contrato

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

25/01/2024 por Redação

Ambiental Locações e Engenharia fornece à Emdurb seis dos 22 caminhões utilizados para a realização da coleta de lixo na cidade. Pedido de rescisão amigável ocorre em meio a reclamações de moradores sobre o serviço prestado pela Emdurb nos ecopontos e coleta seletiva de material reciclável. Ambiental Locações e Engenharia fornece seis caminhões à Emdurb, em Bauru
Emdurb/Divulgação
A empresa responsável pelos caminhões alugados pela Emdurb, em Bauru (SP), pediu a rescisão de contrato alegando mau uso dos veículos usados para a coleta de lixo na cidade.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O pedido de rescisão amigável do contrato foi protocolado pela Ambiental Locações e Engenharia à Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb). Ela alega quebra excessiva dos caminhões.
Sediada em Belo Horizonte, a empresa é responsável por fornecer à Emdurb seis dos 22 caminhões utilizados para a realização da coleta de lixo domiciliar em Bauru. Os outros veículos são da Prefeitura e da própria Emdurb.
O aluguel dos caminhões é parte do contrato assinado entre as duas partes no fim de 2022, e que foi prorrogado por mais 12 meses em dezembro do ano passado. Nesta renovação do contrato, a Emdurb solicitou a atualização da frota.
À reportagem da TV TEM, o presidente da Emdurb, Donizete do Carmo, afirmou que a empresa municipal tem até o próximo dia 31 de janeiro para responder a solicitação da Ambiental Locações e Engenharia.
Empresa responsável pelos caminhões de lixo para Bauru pede a rescisão do contrato
Apesar disso, antes mesmo do pedido, ele conta que a Emdurb já havia aberto uma licitação para o aluguel de novos caminhões.
“O nosso jurídico está avaliando a possibilidade, é claro que nós precisamos desses caminhões. Temos uma licitação que abrimos semana passada. Abrimos não por essa possível quebra de contrato, mas sim porque precisamos ter esses veículos. Em caso de problema, já teríamos um caminhão para suprir essa demanda”, revela.
No contrato com a Ambiental Locações e Engenharia, a Emdurb paga mensalmente R$ 26 mil pelo aluguel de cada caminhão. Para a realização do serviço diário de coleta de lixo, a cidade foi dividida em 14 setores no período da manhã, três no período da tarde e outros 11 no período noturno.
Problemas na coleta seletiva
As reclamações de moradores de Bauru quanto à coleta de lixo e acúmulo de materiais nos Ecopontos da cidade motivou a Prefeitura a anunciar que a gestão do serviço não ficará mais a cargo da Emdurb. O anúncio foi feito na última segunda-feira (22).
De acordo com a Prefeitura de Bauru, com o fim do serviço prestado pela Emdurb, a Secretaria do Meio Ambiente (Semma) está concluindo a elaboração de um termo de referência para que a responsabilidade dessas coletas fique com as cooperativas do município.
Ecoponto do Jardim Redentor é um dos mais lotados da cidade
Gabriel Pelosi/TV TEM
Ainda segundo a administração municipal, o termo de referência ainda será encaminhado para o setor jurídico da prefeitura para a análise de qual será a melhor modelagem a ser seguida pelas cooperativas.
O encerramento do serviço ocorre em meio a reclamações de moradores do município sobre o lixo acumulado nos ecopontos da cidade. Na última semana, a Semma notificou a Emdurb para o cumprimento do contrato de coleta seletiva e diminuição da lotação dos locais. Os pontos mais críticos estão localizados nos bairros Jardim Redentor e Núcleo Habitacional Mary Dota.
Ao todo, Bauru conta com nove Ecopontos em todas as regiões do município. No local, a população pode fazer o descarte adequado de materiais inservíveis, como móveis e eletrodomésticos velhos, materiais recicláveis, madeira, pequenos volumes de restos de material de construção e pequenos volumes de restos de poda e galhos.
Ecopontos lotados: Secretaria do Meio Ambiente de Bauru aciona Emdurb para cumprir contrato de coleta seletiva
Gabriel Pelosi/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu