Esporte

Entenda como o Flamengo busca fortalecer sua marca nos EUA antes do Mundial de 2025

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

25/01/2024 por Redação

Parcerias, expansão de mercado com foco total no Mundial: clube usa pré-temporada como networking para internacionalizar a marca O Flamengo escolheu fazer parte da pré-temporada em Orlando com o objetivo de internacionalizar a marca. Expandir e tornar mundialmente mais forte o nome do clube é uma das maiores premissas da gestão de Rodolfo Landim. Com a classificação para o Mundial de Clubes da Fifa em 2025 confirmada, que terá sede nos Estados Unidos, o local se tornou o caminho natural de um projeto que vai além do futebol profissional.
+ Contratações do Flamengo para 2024: veja quem chega e quem vai embora
Boletim do Flamengo: Letícia Marques mostra pré-temporada e quatro anos de Pedro no clube
Se em 2019 o Flamengo foi convidado para participar da Flórida Cup, no ano passado o clube se movimentou para explorar o solo americano em 2024. As reuniões para a pré-temporada começaram no segundo semestre do ano passado, se intensificaram a partir de outubro e contaram com o aval de Tite para o período fora do Brasil.
- Hoje há a internacionalização das marcas de todos os grandes clubes no mundo. Você hoje vê o Real Madrid presente no Brasil, o Barcelona, o Chelsea. E estamos fazendo o outro caminho também. É importante não só para o Flamengo, mas para outros clubes brasileiros, ter noção do mundo globalizado. Procuramos os Estados Unidos porque é um caminho natural. Você tem o mercado americano crescendo. Vai ter o Mundial de Clubes aqui, o Flamengo já está classificado. Vai ter a Copa do Mundo. E é um mercado ainda com possibilidade de você entrar mais fácil. Na Europa tem muitos clubes consolidados, nos Estados Unidos tem um pouco menos isso - comentou o vice-presidente de marketing e comunicação do clube, Gustavo Oliveira, ao ge.
Gustavo Oliveira, vice-presidente de marketing e comunicação do Flamengo, fala sobre pré-temporada
Letícia Marques / ge
O clima mais ameno do inverno da Flórida em comparação com o restante dos Estados Unidos foi levado em consideração. Mas a relação entre o Flamengo e a cidade de Orlando vai muito além. O Orlando Magic é o maior parceiro estrangeiro do basquete Rubro-Negro. O Orlando City, além do profissional, é parceiro das categorias de base e marcou presença no Rio em dezembro para disputar a Flamengo Adidas Cup no Ninho do Urubu. A única loja oficial do Rubro-Negro fora do país está localizada na cidade americana.
+Flamengo divulga orçamento com receita recorrente de R$ 1 bilhão e superávit de R$ 303 milhões
+Fabinho Soldado deixa Flamengo e será executivo de futebol do Corinthians
Arrascaeta dá autógrafo para torcedores nos Estados Unidos
Divulgação / Flamengo
A parceria se desenha há algum tempo, e o desejo é de que se intensifique ainda mais a partir deste ano. Durante esta passagem nos Estados Unidos, a comitiva rubro-negra cumpre agenda institucional com possíveis novos parceiros em solo americano. Os dias têm sido marcados com encontros - almoços e jantares - para discussão de projetos que insiram o Flamengo no país.
De olho no Mundial
Alavancar a marca até a disputa do Mundial em 2025 é o principal objetivo e um dos caminhos debatidos é a implementação dos famosos campings. A ideia inicial era a criação de escolinhas, mas o projeto foi debatido e reestruturado. O planejamento é que os campings sejam o passo inicial e, posteriormente, as escolinhas se espalhem pelos Estados Unidos. A Flórida seria a porta de entrada, mas a ideia é que, a médio e longo prazo, outros estados recebam o projeto.
- Tem uma colônia brasileira grande aqui (nos Estados Unidos). Na Flórida, ainda mais. Então eu acho que é um caminho natural. Estamos fazendo esse trabalho desde 2019 quando viemos para a Florida Cup. É um processo, e vamos formar a nossa marca aqui. A gente espera que, em 2025, a marca Flamengo já seja mais conhecida aqui e aproveite isso para ter a torcida ao nosso favor no Mundial de Clubes. A gente espera conquistar americanos para virarem rubro-negros (risos). Os americanos estão surpreendidos com os ingressos esgotados para o jogo contra o Orlando. O estádio estará completamente lotado, e isso para eles é novidade - ressaltou o dirigente.
Gabi é aclamado por torcedores em amistoso do Flamengo em Orlando
Divulgação / Flamengo
O Flamengo acredita que, em um primeiro momento, a adesão será em sua maioria de brasileiros residentes nos Estados Unidos, mas que aos poucos o clube estará enraizado na cultura americana. A intenção é difundir a paixão pelo clube para os americanos.
Camping: é um acampamento esportivo realizado em determinado período do ano, normalmente durante as férias escolares, que conta com professores e especialistas que fazem a imersão de crianças e adolescentes no dia a dia dos treinamentos de futebol. E tudo com a temática do clube, desde uniformes até orientações da forma de jogar e praticar o esporte.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp
Uma das ações feitas durante a pré-temporada foi o diálogo com os jovens americanos. No primeiro amistoso, contra o Philadelphia Union, mais de mil crianças matriculadas em escolinhas de futebol americanas marcaram presença no Al Lang Stadium, em São Petersburgo. Na partida contra o Orlando City, neste sábado, a previsão é ainda maior.
Primeiro sold out da temporada
Um dos parceiros do Flamengo neste processo de internacionalização da marca é a FC Series, organizadora dos amistosos de 2024 e também da Florida Cup de 2019. Para o CEO Ricardo Villar, a relação entre o clube brasileiro e a cidade de Orlando pode fomentar o futebol no país:
- O jogo contra o Orlando City vai estar lotado. A torcida vai ver algo diferente, e acho que é isso que toca o novo público que o Flamengo está buscando. É falar com essas crianças que está crescendo e jogando bola cada vez mais no país. E isso tudo visando o que o Flamengo vai fazer aqui em 2025, no Mundial de Clubes. Nós sabemos que terão europeus aqui, porém acho que o Flamengo será o responsável pela maior massa de um continente para o outro. A paixão do torcedor vindo para cá para fazer parte da competição é algo que vai chocar muitos torcedores e até o mercado de futebol internacional. Esse (jogo contra o Orlando City) vai ser o primeiro sold out (ingressos esgotados) da temporada de janeiro. Estamos fazendo isso desde 2015. Isso sozinho vai gerar notícia nos Estados Unidos. E aí, de novo, uma semente plantada para o Mundial de 2025 - analisou o executivo.
Ricardo Villar, CEO da Fc Series, organizadora do amistoso entre Orlando City x Flamengo
Letícia Marques / ge
Outro clube americano que o Flamengo intensifica a relação aos poucos é o Inter Miami, que chegou a fechar um amistoso para esta pré-temporada, mas voltou atrás após proposta da Arábia Saudita. A troca entre as partes já acontece desde 2022. O clube brasileiro chegou a ser convidado para disputar um torneio preparatório, mas não houve brecha no calendário.
Em julho de 2023, Landim se encontrou com dirigentes do Inter Miami, que tem David Beckham como um dos sócios e Messi como o principal jogador, para debater sobre modelos de gestões de futebol, principalmente por conta das transformações dos clubes em SAF (Sociedade Anônima do Futebol).
Flamengo enfrenta o Orlando City no dia 27, às 14h do horário local (16h de Brasília), no Orlando City Stadium. A expectativa é de 25 mil presentes.
🗞️ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu