Geral

Rio Grande do Norte já emitiu 26 mil Carteiras de Identidade Nacional; veja como fazer documento

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

23/01/2024 por Redação

A Carteira de Identidade Nacional passou a ser emitida no dia 11 dezembro de 2023 no estado. Atendimento precisa ser agendado pelo site do Itep. Carteira de Identidade Nacional
Divulgação / Governo Federal
O Rio Grande do Norte emitiu 26 mil Carteiras de Identidade Nacional, o novo RG, desde o dia 11 de dezembro de 2023, data em que o documento passou a ser produzido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) no estado.
O número foi divulgado pelo próprio Itep a pedido do g1. A emissão da primeira via do documento é gratuita, até para quem já possui RG no modelo antigo.
Com a alta demanda pelo documento, o Itep anunciou na última semana que passou a realizar atendimentos também aos sábados.
Os atendimentos para emissão do documento nos fins de semana são oferecidos nas Centrais do Cidadão de Natal (Alecrim, zona Sul e zona Norte), Parnamirim e Mossoró (Rodoviária). O atendimento aos sábados serão realizados das 7h às 13h.
Na internet, alguns usuários reclamam da dificuldade para conseguir agendamento. Segundo o Itep, entre 450 e 500 vagas são abertas diariamente em Natal. Em todo o Rio Grande do Norte, são cerca de 1.300 agendamentos diários.
Veja o que muda com o novo documento
Como fazer o Novo RG
Para solicitar a nova identidade, o cidadão precisa realizar um agendamento, feito exclusivamente no site do Itep (aqui). As marcações são abertas diariamente às 8h.
No horário agendado, o cidadão deve levar obrigatoriamente a Certidão de Casamento ou Nascimento e comprovante de residência.
Segundo o Itep, como o novo RG é nacional e usa o número do CPF, o nome tem que estar igual na Certidão e no cadastro na Receita Federal.
Documento unificado
A ideia da Carteira de Identidade Nacional é que todos os estados passem a emitir um documento único, válido em todo o país. Antes, era possível que a mesma pessoa tivesse 27 números de RG (um por estado), além do CPF. Com a CIN, o cidadão passa a ter apenas um número de identificação (o CPF).
O novo documento também terá sua versão digital, como já ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação.
De acordo com o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), a Carteira de Identidade atual continua válida até 2032. Ou seja, não é necessário ter pressa para aderir ao novo RG.
Vídeos mais vistos do RN nos últimos 7 dias

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu