Esporte

Análise: tropeço deixa lições para Osorio no comando do Athletico

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

22/01/2024 por Redação

Treinador roda o elenco diante do Azuriz, assume o risco e vê rendimento cair no Estadual Logo no segundo jogo à frente do Athletico, Juan Carlos Osorio optou por rodar o elenco. A consequência foi o empate por 0 a 0 contra o Azuriz, que marcou o primeiro tropeço do colombiano no comando do Furacão. Porém, o resultado - e principalmente o desempenho do grupo - deixa lições para o treinador no decorrer do Campeonato Paranaense.
+ Mais notícias do Athletico
+ Confira a tabela do Paranaense
+ Receba as notícias do Furacão no WhatsApp
Azuriz 0x0 Athletico: melhores momentos do jogo da segunda rodada do Paranaense
Em relação à estreia - vitória por 2 a 0 sobre o Andraus, quando teve uma atuação discreta -, Osorio promoveu quatro mudanças. A linha defensiva foi mantida, bem como Bento no gol. As trocar, porém, ocorreram do meio para frente. Hugo Moura no lugar de Fernandinho, Zapelli na vaga de Erick, Jader na posição de Cuello e, por fim, Rômulo no comando do ataque no lugar de Julimar.
Alguns deles não conseguiram aproveitar a oportunidade, mas não chega a ser desastroso. Osorio sabia que poderia ocorrer oscilação, tanto que afirmou ser um risco rodar o elenco, mas buscando jogadores que se complementassem em campo. Por outro lado, ele considera essa dinâmica importante para encontrar a formação ideal.
Alex Santana, do Athletico
José Tramontin/ Athletico
Sobre o setor defensivo, enquanto não conta com Lucas Esquivel, servindo a seleção argentina no pré-olímpico, e sem Fernando, lesionado, sobra apena Vinicius Kauê. Ainda que questionado, o jovem teve, ao lado dos companheiros de setor, mais um jogo sem sofrer gols. O mesmo se aplica do outro lado. Leo Godoy, regularizado, deve ser opção para a vaga de Madson. Algo que a torcida espera muito para ver.
LEIA MAIS
+ Osorio aponta falta de capricho contra o Azuriz
Mas, nesse caso, entra um ponto importante: a adaptação. Apesar de Osorio já ter passado pelo futebol brasileiro anteriormente, o treinador não está familiarizado com os times, principalmente os pequenos do interior. Quando pegou uma equipe mais bem treinada e com um esquema tático definido, teve problemas para sair da marcação e encontrar espaços. Portanto, essa é uma das lições a serem corrigida nos treinos.
Azuriz x Athletico Campeonato Paranaense 2024
Maurício Moreira / Azuriz
A mesma adaptação que cabe ao treinador também se aplica aos jogadores estrangeiros. Gamarra e Benítez já estão com oportunidades. O zagueiro foi titular nos dois jogos, enquanto o atacante ainda busca uma chance para começar jogando. Ainda terá Leo Godoy nas próximas rodadas. São atletas que já provaram o seu valor, mas ainda estão em processo de conhecimento ao estilo brasileiro. Por isso, é preciso calma com eles.
Voltando para a partida contra o Azuriz, em determinado momento do jogo, na tentativa de chegar ao gol, Osorio chegou a fazer algo que não está habituado: colocou dois jogadores que geralmente ocupam a mesma faixa em campo. Pablo e Julimar atuaram lado a lado, resultando na perda do corredor lateral. Desta forma, dificilmente a bola chegaria para eles. Sendo assim, essa é uma outra lição a ser anotada pelo treinador, a fim de ajustar.
Juan Carlos Osorio, treinador do Athletico
José Tramontin/athletico.com.br
Em resumo, o Athletico fez um jogo protocolar, sofreu com a marcação do Azuriz e não conseguiu sair dela a ponto de dominar a partida. Não foi o protagonista, como deve ser. Afinal, é o atual campeão e encara um time, que apesar de trabalhar há mais tempo junto, não teve o mesmo investimento.
Apesar do tropeço (o primeiro da era Osorio), o momento é de testes e, por isso, a rodagem do elenco tem que continuar. E é isso que vai acontecer na quarta-feira, quando o treinador terá a Ligga Arena como aliada.
Mais notícias do esporte paranaense no ge.globo/pr

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu