Esporte

Quem é Petterson? Novo reforço do Athletico é joia do Flamengo e quase foi para o Barcelona

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

19/01/2024 por Redação

Atacante de 20 anos será emprestado ao Furacão com opção de compra ao fim do contrato O Athletico tem acordo encaminhado com o Flamengo para contar com o atacante Petterson, de 20 anos. Promessa do time carioca, ele já esteve perto do Barcelona e chega por empréstimo ao Furacão até o final do ano.
Mas afinal, quem é Petterson e quais são as principais características dele? O ge foi buscar essas respostas ouvindo a opinião de quem acompanhou o jovem atacante até agora.
Athletico vence o Andraus na estreia do Paranaense
+ Receba as notícias do Furacão no WhatsApp
Antes de se apresentar ao Athletico, Petterson vai disputar os primeiros jogos do Campeonato Carioca com o Flamengo. Ao fim do contrato de empréstimo, há um cláusula com opção de compra com valor fixado em 3 milhões de euros (R$ 16 milhões na cotação atual).
Como joga?
Natural de Florianópolis, Petterson concluiu a formação nas categorias de base do time do Rio de Janeiro. Na Gávea, acumulou conquistas e foi um dos principais protagonistas da geração 2004 do Rubro-Negro carioca.
— É uma geração especial, campeã da Copa do Brasil e do Brasileiro no sub-17, com o técnico Mário Jorge. Geração de Matheus França, hoje no Crystal Palace, Victor Hugo, atualmente no profissional. O Petterson tem virtudes interessantes. Ele tem força, velocidade e consegue dar muita profundidade pela ponta esquerda, onde atua preferencialmente — avalia Mozart Maragno, do portal Olheiros, especializado na cobertura do futebol de base no Brasil.
Petterson se emociona com título pelo Flamengo: Passa muita coisa na cabeça
+ Mais notícias do Athletico
O comentarista Marcelo Raed, do Sportv, destacou algumas valências do atacante e comparou a negociação com o movimento feito para contratar Vitor Roque junto ao Cruzeiro, em 2022.
— É um ponta que sempre se destacou pela sua força. Bate muito bem na bola com o pé direito e gosta de jogar pelo lado esquerdo do campo. Não teve muitos minutos como profissional do Flamengo, até porque são raros os que conseguem jogar num elenco tão estrelado — analisou Raed.
— Teoricamente, Petterson ainda tem um ano no Sub-20, mas me causaria espanto se ele fosse utilizado na base no Athletico. Para mim, o movimento do Furacão se compara ao que fez com Vitor Roque: um jovem muito promissor, com mercado aberto no exterior, para tentar desenvolver e revender no futuro — completou.
Aos 44 minutos do 2º tempo, Petterson chuta cruzado e marca o quarto gol do Flamengo
Perto do Barcelona
O rendimento nas divisões inferiores do Flamengo despertou interesse do Barcelona. O clube catalão tentou o empréstimo de Petterson por 10 meses, com opção de compra estipulada em 4 milhões de euros (R$ 21,3 milhões) por 70% dos direitos econômicos. Porém, como o time espanhol tinha uma punição devido a infração ao Fair Play Financeiro, a transferência não foi concretizada. O jogador também foi sondado pelo Chicago Fire, da MLS.
— Ele ficou bem frustrado quando não foi para o Barcelona, mas seguiu jogando em bom nível. É um jogador muito promissor. Não tem técnica tão refinada, mas é forte nos duelos individuais, dribla e finaliza muito bem. O Flamengo entendia que, nesse momento, ele não teria espaço no time principal. Então o clube e os agentes do jogador viram com bons olhos essa transferência — conta Fred Gomes, setorista do Rubro-Negro no ge.
+ As contratações do Athletico em 2024
No Athletico
Opção para o lado de campo, Petterson pode ser uma boa opção no esquema de Juan Carlos Osorio. A utilização dos pontas deve ser uma constante no Athletico comandado pelo treinador colombiano. Na coletiva após o jogo contra o Andraus, na estreia pelo Paranaense, Osorio falou sobre a importância da função.
— O Brasil tem ótimos extremos, até historicamente. Jairzinho, Renato Gaúcho, Rivaldo. É uma característica da nossa ideia, sim. Eles são importantes pois dão amplitude para podermos penetrar — pontuou Osorio.
No Furacão, Petterson vai disputar posição com Canobbio, que começou como titular no lado esquerdo do ataque, além de Romeo Benítez, Cuello, Julimar, Jader e Arriagada.
Petterson será o quarto reforço do Athletico nesta temporada. O Furacão já contratou o zagueiro Mateo Gamarra, o meia-atacante Romeo Benítez e o lateral-direito Leo Godoy.
Petterson celebra gol contra o São José, na Copinha
Gilvan de Souza/Flamengo
Mais notícias do esporte paranaense no ge.globo/pr

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu