Geral

Mulher que depende de aparelhos para respirar enfrenta 26 horas sem energia em Porto Alegre

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

18/01/2024 por Redação

CEEE Equatorial mantém cadastro de prioridades para pessoas que dependem de aparelhos por motivos de saúde. Mais de 144 mil clientes seguem sem luz após tempestade que caiu na terça-feira (18). Aparelhos que mantém moradora de Porto Alegre respirando precisam de suporte de energia elétrica 24 horas por dia
Arquivo pessoal
Uma família do bairro Bela Vista, de Porto Alegre, passou 26 horas sem luz em busca de soluções para manter ligados os aparelhos que mantém viva Elonice de Fátima Vasconcelos Cunha, de 65 anos. Mais de 144 mil clientes da CEEE Equatorial seguem sem luz até esta quinta-feira (18), após o temporal que atingiu a Região Metropolitana da Capital.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A CEEE Equatorial tem uma lista de clientes prioritários por razão de saúde, através de um cadastro na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Veja abaixo quem tem direito e como se cadastrar.
O g1 pediu mais informações para a CEEE sobre os clientes prioritários afetados pela falta de luz, mas não havia recebido a resposta até a mais recente publicação desta reportagem.
Elonice precisa de suporte de aparelhos após ficar com sequelas de um câncer
Arquivo Pessoal
Uma corrida para conseguir energia
Após sofrer sequelas de um câncer, Elonice precisa de três aparelhos alimentados por energia 24 horas. Um respirador mecânico, um concentrador de oxigênio e um aspirador de secreção.
Desde as 22h de terça-feira (16), quando a energia foi interrompida na residência da família, até o restabelecimento, na madrugada de quinta (18), a filha e o genro de Elonice fizeram uma corrida para conseguir alternativas de manter os aparelhos funcionando.
Cada vez que tem temporal a gente tem que se virar. Nesse, assim que faltou luz, o nobreak segurou durante um tempo, até por volta das 6h, diz André Eberhar, genro de Elonice.
Quando a bateria do nobreak acabou, André e a noiva ligaram o aparelho respirador, com uma extensão de 50 metros, em um aparelho gerador alimentado dentro do carro da família. Enquanto isso, tentaram alternativas com amigos para conseguir recarregar o nobreak.
Já durante a tarde, André conta que conseguiu um gerador pequeno, alimentado à gasolina. Foi o que manteve o aparelho ligado até às 3h de quinta, quando a energia retornou à casa.
Em contato com a CEEE Equatorial por telefone, André afirma que não recebeu previsão de retorno. Fui pro Twitter desesperado. Tu se sente impotente, porque não pode trocar de distribuidora, afirma.
Como se cadastrar como cliente prioritário na CEEE
Os clientes da CEEE Grupo Equatorial que possuem equipamentos essenciais à preservação da vida e dependentes de energia elétrica, têm direito à prioridade no restabelecimento do fornecimento e ao recebimento preferencial de avisos de desligamentos programados na ocorrência de manutenções na rede.
Lista de equipamentos vitais:
Aspiradores de secreções;
Respiradores ou ventilador pulmonar;
Monitores de parâmetros vitais;
Equipamentos de Diálise Peritoneal Automática, que podem ser encontrados nas seguintes modalidades: Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (CAPD), Diálise Peritoneal Noturna (NIPD) e Diálise Peritoneal Contínua por Cicladora (CCPD);
Aparelho de Quimioterapia;
Concentrador de Oxigênio;
Bomba de infusão;
Oxímetro;
CPAP e BIPAP;
Situações especiais com base na avaliação médica.
Para isso, é necessário fazer um cadastro junto à companhia de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), mediante solicitação expressa do titular da conta e declaração médica (atestado/laudo), contendo:
o nome completo do paciente;
o código do tipo de doença (CID – Classificação Internacional de Doenças);
o tipo de aparelho utilizado;
endereço da unidade consumidora (UC encontrada no canto superior direito da fatura);
previsão do período de utilização do respectivo aparelho elétrico para tratamento.
É importante também ressaltar que o cliente deve renovar seu cadastro, conforme o período de utilização do respectivo aparelho.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu