Geral

Roraima tem 90,1% de famílias endividadas, maior percentual registrado desde 2010

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

18/01/2024 por Redação

Pesquisa mostra que Roraima foi a terceira unidade da federação com maior percentual da série histórica, é o que aponta números da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Famílias em Roraima terminam 2023 com dívidas
Caíque Rodrigues/g1 RR/Arquivo
Em Roraima, 90,1% das famílias estão endividadas ou inadimplentes. É o que mostram números da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgados nesta quarta-feira (9). O percentual é o maior para o mesmo período desde o início da série, em janeiro de 2010.
Número corresponde ao ano de 2023. A nível nacional, Roraima é a terceira unidade da federação com maior número de famílias endividadas, subindo quatro posições em relação ao ranking de 2022. Em 2022, a pesquisa apontou 86,6% das famílias endividadas.
De acordo com o assessor econômico da Fecomércio, Fábio Martinez, as dívidas com cartão de crédito são o motivo do crescimento.
O principal destaque apresentado para o crescimento das dívidas foi o cartão de crédito, que aumentou mais de 17 pontos percentuais, comparando com o mesmo período de 2022. A pesquisa destaca também um aumento das famílias que estão muito endividadas, saindo de 8,5% para os atuais 15,9%”, aponta o assessor.
O percentual de famílias inadimplentes em Roraima também cresceu saindo de 34,7% em dezembro de 2022 para 47,6% em dezembro de 2023, sendo esse o segundo maior percentual para o mês de dezembro.
“A Peic mostrou que, pela primeira vez em treze anos, as famílias roraimenses terminaram o ano mais endividadas do que começaram. Outro ponto que merece destaque no estudo da CNC é o comprometimento da renda das famílias com essas dívidas, pois nunca esteve tão alto assim, ultrapassado os 30% e mostrando um dado preocupante”, complementa o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPD em Roraima, Ademir dos Santos.
É importante distinguir os conceitos de inadimplência e de endividamento. Enquanto as famílias estão conseguindo pagar suas dívidas, elas são consideradas endividadas. Mas, a partir do momento que a família deixa de pagar as contas, ela passa a estar inadimplente e com dívidas em atraso.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu