Geral

Mutirão de combate à dengue percorre bairros de Belém

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

17/01/2024 por Redação

Ana Conceição atua na luta permanente de convencimento para que as pessoas recebam a visita dos agentes de combate às endemias
Agência Belém
Com a chegada do período de chuvas intensas em Belém, é realizada a segunda edição em 2024 do Mutirão de Combate à Dengue. nesta sexta-feira (19), a ação percorre o bairro do Barreiro.
Dentre as dificuldades que os servidores da área de saúde encontram, além de casas fechadas, é a falta de interesse de muitos moradores em receber o agente de endemias. “A gente chega, bate na porta das casas e há situações que temos dificuldades para entrar em contato com os donos dos imóveis, mas com jeitinho vamos conversando com os moradores e fazendo nosso trabalho”, informa Ana Conceição, agente de combate às endemias.
Casos da doença
O Pará registrou 4.485 casos de dengue em 2023, sendo 402 na capital, Belém. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), respectivamente.
“A ação no bairro do Barreiro será realizada por ter apresentado o aumento de notificações de pessoas com suspeita de arbovirose e o alto índice de criadouros na área. A realização contínua de mutirões é um dos fatores do município de Belém não registrar óbitos de dengue desde 2022”, destaca o chefe da Divisão de Controle de Endemias da Sesma, Alberto Rodrigues.
Combate aos mosquitos
Cerca de 45 agentes de combate às endemias estarão a postos em ruas, casas e prédios públicos e privados do Barreiro na cruzada contra os indícios de arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: dengue, chikungunya e zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
A campanha 2024 do Mutirão de Combate à Dengue teve inicio no dia 11 de janeiro no bairro do Jurunas, com 629 imóveis visitados e 8 casos notificados.
Recomendações
A Sesma reforça que o procedimento básico que previne a dengue é evitar água parada, tampar bem a caixa d’água e cisternas, estar sempre verificando para que não fique água acumulada nos baldes e quintais, acondicionar corretamente o lixo em saco plástico, estar atento às coletas de lixo domiciliar e receber o agente para visita em sua residência, o qual estará identificado com crachá da Secretaria Municipal de Saúde.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu