Geral

EUA voltam a considerar os Hutis como entidade terrorista

Os Estados Unidos anunciaram hoje que voltaram a designar os Huthi iemenitas, apoiados pelo Irão, co...

Rastro101
Com informações do Notícias ao Minuto

17/01/2024 por Redação

Divulgação/Notícias ao MinutoDivulgação/Notícias ao MinutoNo entanto, esta sanção só entrará em vigor dentro de 30 dias, ou seja, em 16 de fevereiro, informou um alto funcionário norte-americano.

Os Hutis fazem parte do que os EUA descrevem como um "eixo de resistência" contra Israel, que inclui grupos apoiados pelo Irão, como o Hamas palestiniano e o Hezbollah libanês.
Os Estados Unidos tinham retirado os Hutis da sua lista de "organizações terroristas" em fevereiro de 2021.
"Apesar dos nossos repetidos apelos e da diplomacia ativa, os ataques não pararam", lamentou um outro responsável norte-americano, para quem os ataques dos Huthi no Mar Vermelho são um exemplo claro de "terrorismo e violação do direito internacional e uma grande ameaça ao comércio mundial".
O anúncio ocorre no momento em que os militares dos EUA realizam ataques no Iémen, visando instalações de lançamento de mísseis dos Hutis que representam uma ameaça a navios mercantes e militares.
Na terça-feira, os EUA realizaram uma terceira operação contra os Hutis no espaço de uma semana.
Na semana passada, os ataques dos EUA e do Reino Unido atingiram quase 30 locais no Iémen.
Em dezembro, os Estados Unidos tinham criado uma força naval multinacional para proteger o transporte marítimo no Mar Vermelho, uma rota de trânsito importante que representa até 12% do comércio global.
"Não estamos à procura de conflitos regionais, longe disso", explicou o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, na terça-feira, no Fórum Económico Mundial, em Davos.
Ao optar pela qualificação de entidade "especialmente designada como terrorista a nível global", em vez de outra qualificação como "organização terrorista estrangeira" - uma sanção mais ampla e genérica - os Estados Unidos pretendem manter o fluxo de ajuda humanitária para o Iémen.
"Tentamos sempre garantir que o impacto das nossas sanções seja o desejado (...), minimizando as consequências não intencionais", explicou uma fonte diplomática dos EUA.
Leia Também: Itália, França e Alemanha querem alargar missão a proteger Mar Vermelho

Link curto:

TÓPICOS:
Mundo

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu