Geral

Estudante mineira nota mil na redação do Enem diz que viveu o tema em casa

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

17/01/2024 por Redação

Marianna Herber, de 19 anos, é de Uberlândia e está entre os dois estudantes de Minas que alcançaram a nota máxima na redação. Com o resultado, ela pretende ingressar no curso de Medicina em alguma universidade pública. Marianna Herber
Reprodução/Redes Sociais
Marianna Herber, de 19 anos, voltava de um vestibular em Curitiba quando as notas do Enem 2023 foram divulgadas. Ela, que desde os 4 anos sonha em ser médica, prestou o exame pelo terceiro ano consecutivo. Em meio à conexão de internet que mal funcionava no ônibus, quem viu a nota mil na redação foi um amigo do cursinho.
“Tenho uma ótima notícia para te dar. Você tirou mil na redação!”, escreveu o colega de turma pelo Whatsapp.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A estudante conta que não acreditou no resultado e que teve que entrar mais de três vezes no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para ter certeza de que ela era de fato uma das duas únicas pessoas a tirar nota máxima na redação em Minas Gerais (MG).
“Eu abri mão de muita coisa durante a minha trajetória. Ficava no cursinho todos os dias das 8h às 18h, estudava no meu horário de almoço e mais um pouco depois que chegava em casa. Também tive mentoria voltada para a redação”, conta Marianna.
redação 2023 enem resultado
Divulgação
Mesmo com o excelente resultado, a estudante relembra que a pandemia prejudicou muito seus estudos por conta do ensino à distância e que só no cursinho conseguiu recuperar o foco.
“Para mim, o sistema EAD não deu certo. Entrei no cursinho tendo consciência que não estava preparada e que meu maior problema na redação era a dificuldade em sintetizar minhas ideias”.
O tema da redação do Enem 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Marianna conta que gostou muito da temática e diz que viveu essa situação em casa com a mãe.
“Eu sempre vi o esforço da minha mãe que muitas vezes não era valorizado. Só tornar esse trabalho visível não garante a equidade, devemos refletir sobre a real situação das mulheres no Brasil”, explica a estudante.
Agora, com as notas obtidas no Enem, Marianna pretende finalmente ingressar no curso de medicina em qualquer universidade pública do Brasil. E ressalta a constância como a sua principal ferramenta para ser uma das 60 redações nota mil de todo o país.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Professora dá dicas para redação
A mentora de redação Ana Paula Tarso, que contribuiu para o resultado de Marianna, contou ao g1 algumas dicas para os alunos que irão prestar o Enem neste ano:
Ler livros clássicos e de atualidade para criar repertório;
Produza sempre textos novos e aprenda com os erros anteriores;
Não repita fórmulas prontas. Crie textos originais e que reflitam repertório sociocultural do aluno;
Tenha pessoas que possam apoiá-lo durante a trajetória e estimule a evolução constante.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Briga de trânsito termina com motorista prensado contra o próprio carro em MG
SUSPEITA DE INTOXICAÇÃO: Dois internados após churrasco de empresa saem da UTI; um é transferido de avião para BH
ENEM 2023: O que dizem os alunos que tiraram nota mil na redação
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu