Esporte

Grêmio Prudente define treinador do sub-20, e Epitácio relata planos para 2024 de esforços divididos

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

12/01/2024 por Redação

Um dos auxiliares de Fesan no time de cima, Pita, que tem histórico ligado à base, é escolhido para comandar categoria agora vista como lacuna preenchida; transição avança em fevereiro Muito perto de sair do papel totalmente, a equipe sub-20 do Grêmio Prudente tem o treinador definido de forma oficial. Ainda em meio aos preparativos do time de cima, o auxiliar técnico Epitácio falou da missão agregada em 2024: treinar a categoria antes vista como um vácuo a ser eliminado, para o bem do planejamento a longo prazo do Carcará.
Profissional fortemente identificado com o futebol de base do Oeste Paulista, Epitácio tem no currículo as campanhas escritas no comando da equipe em três temporadas do Paulista Sub-15. Em 2018 e 2017, ele treinou os meninos que avançaram à segunda fase da competição. Em 2015, o feito foi ainda maior. Epitácio ajudou os gremistas a chegarem à terceira fase. Em 2019, ele treinou o sub-17 do Osvaldo Cruz.
Epitácio comandará o Grêmio Prudente sub-20 e dará sequência ao histórico de identificação com a base
Paulo Taroco/ge
+ Epitácio vê sucesso moldado, mas destaca desafios até estreia do Grêmio na A3
Quanto à relação entre Carcará e a categoria, o sub-20 já foi uma realidade no clube. Em 2013 e 2015, a equipe participou da Copa São Paulo de Futebol Júnior, parando na primeira fase no primeiro ano e, em 2015, na segunda. No mesmo ano da última vez na Copinha, foi vice-campeão do Paulista Sub-20 da Segundona.
A questão do sub-20 é um desafio novo. O clube já estava com essa lacuna, a gente disputou duas competições da categoria de base, com apenas o 15 e o 17, ficando esse espaço aí entre o sub-17 e o profissional. Eu acho que o primeiro passo é o mais importante de tudo, o clube procurou se estruturar primeiro para depois montar essa categoria, que é uma categoria muito perto do profissional. Então, você tem que oferecer muitas coisas próximas do que a gente oferece para o profissional também. E, consequentemente, vai ser um trabalho que eu vou fazer em conjunto, base e profissional, trazer muitas informações para o Ademir (Fesan) do que acontece no nosso dia a dia, para que o objetivo seja alcançado e, daqui a pouco, alguns atletas que chegarem ao sub-20 possam compor o elenco do profissional, possam servir, em futuro próximo, em uma Copa Paulista e coisa do tipo
Nesta semana, o Grêmio Prudente divulgou, por meio das redes sociais, uma seletiva agendada para o próximo dia 20, às 8h, no Estádio Caetano Peretti (veja abaixo). Ela observará atletas nascidos entre 2004 e 2006 e estará, portanto, focada justamente na montagem do time sub-20.
Initial plugin text
Alguns nomes estariam à frente nesta largada da composição do grupo. Já em 2023, na Copa Paulista, o Grêmio Prudente deu chance a jogadores do time sub-17, que poderão ser vistos em 2024 no time de Epitácio. Outros, garimpados em competições até como a Copinha deste ano, também estariam certos.
Em dezembro, o coordenador das categorias de base, Alencar, concedeu entrevista à CBN Prudente e deu detalhes da equipe, agora com treinador escolhido (relembre). Epitácio comentou a transição planejada, capítulo com intensificação prevista para fevereiro.
Vice em 2015, sub-20 gremista participou da Segundona da categoria em 2018, ainda com a gestão anterior, e não voltou mais aos gramados; na ocasião, caiu na primeira fase
Paulo Taroco / GloboEsporte.com
Além disso, explicou como dividirá os esforços entre a ajuda dada a Fesan no time de cima e os treinamentos com os mais novos. A aparente divisão momentânea, contudo, tem os possíveis prejuízos iniciais amortecidos pelos resultados esperados em breve, conforme comentou também o auxiliar-treinador.
– Sobre o início, a gente está se programando para fevereiro. Ainda não tem uma data específica, mas é provavelmente bem no início de fevereiro. Não podemos perder muito tempo, o trabalho vai ser, como eu disse, em conjunto. Claro, em alguns momentos vou precisar me ausentar do trabalho do profissional. Mas a ideia é que eu esteja o mais próximo possível para estar participando do processo, isso é muito bom para mim, enriquecedor, e também acredito poder contribuir bastante com o nosso dia a dia. É intercalar alguns horários para poder estar trabalhando tanto na base como no profissional.
– Isso é algo que a gente vai estudar sempre da melhor forma possível, porque também vou ter minhas responsabilidades lá, vou ser cobrado por tudo que acontecer lá. Então, eu também tenho que estar muito empenhado para fazer um bom trabalho lá. Realmente, já temos alguns meninos aí que subiram de categoria, treinando por sinal muito bem com a gente no profissional. O primeiro ano é difícil, não vai ser fácil montar essa categoria do zero. Mas estamos muito confiantes e empenhados em montar uma boa equipe e participar de uma forma muito positiva das competições – disse Epitácio.
Em novembro, uma avaliação gremista contou a participação de 620 meninos e teve 43 aprovados. Os testes foram abertos a nascidos entre 2007 e 2011, ou seja, da categoria sub-13 à sub-17 (relembre também).
A partir de fevereiro, Epitácio estará mais dividido entre profissional e base
Paulo Taroco/ge
+ Clique e confira mais notícias do Grêmio Prudente
+ Veja mais notícias do esporte em Prudente e região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu