Geral

Viracopos bate recorde e movimenta nº de passageiros maior que população da cidade de SP em 2023

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

11/01/2024 por Redação

Ao todo, aeroporto recebeu 12,5 milhões de pessoas no ano passado, alta de 5,75% em relação a 2022. Terminal também atingiu marca de 1 milhão de viajantes em voos internacionais. Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas (SP)
Divulgação/Viracopos
Em 2023, o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), bateu recorde de movimentação de passageiros pelo segundo ano consecutivo. No período, o terminal transportou 12,5 milhões de viajantes, número maior que a população da cidade de São Paulo, de 11,4 milhões de pessoas.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
✈️ O número representa uma alta de 5,75% em relação a 2022, quando a concessionária Aeroportos Brasil, que administra a estrutura, contabilizou 11,8 milhões de passageiros, o maior fluxo da história da concessão até então.
📊 Antes do início da concessão, em 2011, o aeroporto teve 7,6 milhões de passageiros e, em 2012, já com a concessionária à frente do complexo, o fluxo chegou a 8,9 milhões. O menor número foi registrado em 2020, por conta de todas as restrições de viagem relacionadas ao coronavírus.
Governo federal espera confirmar permanência da concessionária em Viracopos e descartar relicitação até o fim do ano
Veja abaixo todos os dados de movimentação de passageiros em Viracopos desde o início da concessão:
Viagens internacionais
Esta também foi a primeira vez na história em que o aeroporto encerrou o ano somando mais de 1 milhão de passageiros em voos internacionais. Ao todo, foram 1.068.500 viajantes, contra 721.770 em 2022. O recorde anterior havia sido registrado em 2019, com 997,5 mil passageiros.
LEIA TAMBÉM:
Crises, recordes, vaivéns: concessão de Viracopos chega a 10 anos com número histórico de passageiros
Rota de tráfico de drogas, Viracopos enfrenta desafios na segurança diante do crescimento
Aviões gigantes, assaltos, personalidades, milhões em malas: 10 fatos marcantes em Viracopos
Segundo a concessionária, a expectativa é que o movimento de passageiros internacionais continue crescendo em 2024. Atualmente, o aeroporto possui voos diários para Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR) e Paris (FRA).
“A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora de Viracopos, busca novas rotas para países da América do Norte, América Central, Europa, Asia e África, além de retomar conexões com países vizinhos na América do Sul”, diz, em nota.
Veja os 10 fatos marcantes dos 10 anos de concessão do aeroporto de Viracopos
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu