Geral

Pará anuncia emissão da nova carteira de identidade nacional

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

04/01/2024 por Redação

Neste novo modelo apenas o número de registro do CPF será válido em todo o território nacional. Carteira de identidade
Jornal Nacional/Reprodução
Nesta sexta-feira (5), o Governo do Pará anunciou que deve lançar o novo modelo da carteira de identidade nacional (CIN). O documento vai substituir gradualmente o RG e começou a ser implementado no Brasil em 2022.
A CIN vai unificar possíveis números de registro que existam em cada um dos 27 estados da federação, impedindo identidades com numerações diferentes. Neste novo modelo, apenas o número de registro do CPF será válido em todo o território nacional.
Para todos será disponibilizado uma versão em papel e quem se interessa também pode emitir a via digital através do site do GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.
A versão física e digital, possuem o mesmo layout e segurança. Na versão física, pode ser emitido em papel ou em policarbonato, atendendo aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores.
Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.
Quais dados vão conter na CIR?
No verso da nova carteira de identidade vai conter um QR Code, permitindo os órgãos verificar a autenticidade e saber se o documento foi furtado ou extraviado.
Haverá ainda um campo caso a pessoa queira usar o nome social.
Na versão digital, é possível ainda incluir outros documentos, como carteira nacional de habilitação, título de eleitor, certificado militar e carteira profissional.
O serviço será oferecido para a população de forma gradativa e funcionará por meio do Sistemas Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS), cujo banco de dados terá abrangência nacional.
Assista às notícias do Pará:

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu