Geral

Prefeitura de Sabará investe em melhorias, obras e capacitação no setor de Educação

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

04/01/2024 por Redação

Entenda o que foi feito no ano de 2023. Estudantes e profissionais são beneficiados por investimento em Educação
Breno Nunes/PMS
A educação de Sabará tem recebido uma atenção especial da Prefeitura. Com o tema “Sonhar, planejar e agir”, o plano de 2023 do setor focou fortemente no cuidado com os estudantes e no aperfeiçoamento profissional dos funcionários que atuam nas escolas públicas da região. Os projetos realizados e apoiados pelo governo local se dedicaram a novas aquisições, inaugurações de espaços, reformas, manutenções e capacitações.
O objetivo de tanta atenção está na criação de um alicerce para o crescimento futuro, na promoção e na formação de cidadãos críticos e conscientes e na contribuição para a construção de uma comunidade escolar coesa e engajada.
Equipamentos e mobiliários novos
Novos mobiliários foram distribuídos nas instituições de ensino
Max Lana/PMS
Trinta e nove unidades de ensino de Sabará foram beneficiadas com a entrega de novos equipamentos e mobiliários. A ideia era proporcionar um ambiente mais confortável, agradável e acolhedor para a comunidade escolar, contribuindo assim para melhorar o aprendizado.
Algumas escolas receberam camas com conjunto completo de roupa de cama. Outras contam agora com novas mesas e cadeiras adequadas às faixas etárias dos alunos. Arquibancadas, aparelhos de som, notebooks, caixas amplificadoras de som com microfone e switches também foram adquiridos e entregues.
A Secretaria Municipal de Educação informou que investiu mais de R$ 4 milhões, o que beneficiou 14 mil alunos da rede municipal, desde o berçário até o Ensino Fundamental.
Kits escolares e merenda
Estudantes da rede pública receberam uniformes e materiais escolares
Max Lana/PMS
Esses 14 mil estudantes receberam kits escolares com caderno, estojo, lápis, caneta, squeeze, borracha, régua, tesoura, dentre outros materiais que foram distribuídos. Também contaram com alimentação regular com aporte nutricional durante todo o período letivo.
Reformas e revitalização
As reformas e revitalizações realizadas nas unidades de ensino sabarense incluem grades instaladas nos corredores do Centro de Educação Infantil (CEI) Pingo de Gente, no Bairro Borba Gato, e a pintura do local; obras de reforma geral e ampliação das escolas municipais Professora Irene Pinto, no Bairro Borges, e Maria Célia de Freitas, no Bairro Roça Grande. Outros serviços como substituição de piso, de janelas, restauração, pintura, troca de fechaduras, substituição das redes elétrica e hidráulica, com acréscimo de pontos, reforma geral banheiros, construção de banheiros infantis, construção de depósito para papelaria, reforma e adequação da cozinha e dispensa também foram realizadas, seguindo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Inaugurações de equipamentos públicos
Escolas e Centros de Educação Infantil passaram por reformas
Gabriel Santos/PMS
A Prefeitura de Sabará inaugurou o Centro de Educação Infantil Admilson Perdigão “CEI Nico”, no Bairro Roça Grande, atendendo em torno de 100 crianças; e o Centro de Especialidades Educacionais Bem Viver, que presta orientação, assistência e apoio psicopedagógico aos estudantes, familiares e profissionais da área da educação, na prevenção e acompanhamento de estudantes que apresentam necessidades educacionais especiais - NEE (deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades ou superdotação e público da educação especial).
Novos espaços educacionais foram entregues à comunidade sabarense
Max Lana/PMS
Projetos educacionais em destaque
A Secretaria Municipal de Educação de Sabará desenvolveu uma série de projetos educacionais com o apoio de entidades parceiras com o objetivo de proporcionar maior autoestima, senso de pertencimento e de protagonismo, e experiências diferenciadas e acolhedoras, que promovam ensino e aprendizagem aos alunos da Rede Municipal.
O “Guarda-Chuva Azul”, por exemplo, idealizado em 2022 pelas secretarias de Educação e Defesa Social, realizou palestras buscando melhorar a autoestima dos alunos sabarenses e estreitar os laços de relacionamentos familiares, escolares e de amizade.
O projeto “Férias do Bem” vem trabalhando para ampliar os momentos de lazer e aprendizagem dos estudantes das instituições municipais, no período de recesso escolar, com a realização de oficinas lúdicas.
O “Planetário”, que visitou algumas escolas de Sabará, procura oferecer aos alunos conhecimentos sobre o sistema solar e o planeta Terra e conscientizá-los sobre a importância de protegê-lo.
O projeto “Trabalho, Justiça e Cidadania” conscientiza os alunos sobre seus direitos e deveres, a partir da disseminação do conhecimento dos direitos fundamentais, trabalhistas e humanos; das noções de ética e cidadania; e do funcionamento da Justiça do Trabalho.
Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental contaram com o “Projeto 9º Asas”, que apresenta possibilidades profissionais para que os estudantes conheçam oportunidades de emprego que a era digital tem proporcionado hoje.
Sabará recebeu o Carro-Biblioteca
Breno Nunes
A cada 15 dias, o Carro-Biblioteca vai desembarcar em Sabará. O ônibus moderno traz quatro mil títulos literários para estimular os estudantes a lerem. Eles escolhem os livros que querem ler – no máximo quatro obras -, fazem o empréstimo e devolvem ou renovam o período para terminarem a leitura em até 14 dias.
Também são oferecidos serviços de promoção de atividades de incentivo à leitura, mediação de leitura, pesquisa escolar e estudo autônomo.
Capacitações e treinamentos
Os profissionais da área de Educação têm seu desenvolvimento integral estimulado por meio de capacitações, em parceria com instituições.
O tema “Segurança nas Escolas” permeou algumas dessas capacitações com o objetivo de desenvolver, nos colaboradores da rede municipal de ensino, habilidades de prevenção, de identificação de sinais de ameaça no ambiente escolar, e de proteção em situações de crise, envolvendo ataques de agressores ativos.
O Curso Salvar também merece destaque. Mais de 200 colaboradores da Educação Infantil receberam aulas de primeiros socorros para que possam atuar na comunidade escolar sabendo como agir no caso de obstrução de vias aéreas, parada cardiorrespiratória, queimaduras, intoxicações, ferimentos e fraturas.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu